Guarujá e SEP negociam pátio para estacionamento de caminhões
Compartilhe
13 de Janeiro de 2015 – 04h00 horas / A Tribuna

A Prefeitura de Guarujá quer garantir a criação de um estacionamento com 500 vagas para caminhões no município. Para isto, a prefeita Maria Antonieta de Brito (PMDB) já iniciou tratativas com o ministro dos Portos, Edinho Araújo (PMDB SP), para que uma área seja adquirida e se torne um pátio.
 

O pedido ao ministro foi feito durante sua transmissão de cargo, em Brasília, na semana passada. Na última edição do Santos Export – Fórum Internacional para a Expansão do Porto de Santos, que aconteceu em novembro, em Santos, o projeto foi citado pela prefeita.
 

“Conversei com o Edinho, com o presidente da Codesp (Angelino Caputo e Oliveira) e com o secretário-executivo da Secretaria de Portos (Guilherme Penin Santos de Lima) sobre uma área para estacionamento de caminhões ao lado do acesso novo (à região portuária na cidade). Estou solicitando ao ministro e já havia feito essa solicitação no evento de A Tribuna (o Santos Export 2014). Acredito que nós vamos deslanchar com essa alternativa”, afirmou Maria Antonieta.
 

A proposta da prefeita é implantar o pátio em uma área do Grupo Fassina, que fica ao lado  do novo acesso viário aos terminais da Margem Esquerda (Guarujá) do cais santista. A expectativa em relação a essa via é que ela desafogue em até 25% o tráfego de veículos pesados da Rua Idalino Pinez, a Rua do Adubo, que era o principal caminho para a região portuária do município.
 

O novo acesso foi construído em duas áreas particulares. A Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp) ficou responsável por pagar um aluguel mensal de R$ 70 mil à Dow Química e à Fassina, as duas empresas que cederam os terrenos.
 

A Prefeitura de Guarujá quer que a Docas amplie a área alugada e implante o estacionamento no novo espaço. A ideia é tirar os caminhões da área urbana.
 

“O Ministério vê com bons olhos a proposta, uma vez que Santos encontrou solução (para os caminhões) na região de Cubatão (onde há dois estacionamentos). Como não há áreas públicas da União em Guarujá, a gente está pedindo que a Codesp amplie o aluguel da área, incluindo esse espaço adicional da Fassina. Cabem cerca de 500 caminhões. É um bom espaço para a gente. Devo estar materializando oficialmente isso e convidando o ministro para uma visita a Guarujá”, afirmou a prefeita.


voltar