Compartilhe
23 de Julho de 2014 – 01h25 horas / A Crítica

Os 65 importadores independentes reunidos junto à Associação Brasileira de Importadores de Distribuidores de Pneus (Abidip) atingiram uma marca histórica em 2014: o cumprimento de 98% das metas de reciclagem e correta destinação de pneus considerados inservíveis – em atendimento à Resolução 416 do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

“A Abidip não representa 100% dos importadores de pneus que operam no Brasil, mas somos os primeiros a trabalhar incessantemente para que as empresas importadoras cumpram seus compromissos e quem não quiser cumprir com isso somos os primeiros a declarar que a regra é clara e é para todos”, afirmou o diretor executivo da associação, Milton Favaro Junior.

A Abidip é a maior entidade representativa de importadores e distribuidores de pneus do Brasil e seus associados veem a questão do meio ambiente com muita responsabilidade, tanto é que para figurar no quadro associativo da entidade o importador passa por uma pré-seleção bastante rígida.

“Nesse processo são analisados seu histórico de passivos com o Ibama e só é associado à Abidip o importador que está 100% regularizado com as métricas socioambientais. Isso faz com que sejamos um pouco diferenciados em relação aos demais importadores que atuam no setor”, ressaltou Milton Favaro.

“Atingimos 98% das metas traçadas com o IBAMA e vamos chegar aos 100% em pouquíssimo tempo”, diz ele ao apontar que a indústria sempre coloca ‘todos’ os importadores dentro de um saco e acha que ‘todos’ deixam de cumprir as metas definidas pelo IBAMA. “Isso não é verdade e estamos mostrando que dentro do universo da ABIDIP, dos importadores que fazem parte da ABIDIP, 98% dos associados estão com 100% de suas metas ambientais em dia com o IBAMA e estamos trabalhando duro para sanar os 2% que faltam”, disse.


voltar