Compartilhe
19 de Abril de 2017 – 03h07 horas / NTC&Logística

A Braspress é uma das homenageadas deste ano da Medalha de Mérito do Transporte – NTC. Poderíamos citar infinitos motivos que justificassem tal indicação, já que se trata de uma empresa extremamente comprometida e competente do setor de transporte. Mas o fator decisivo aos olhos do Conselho da NTC foi a postura da empresa nos últimos anos, que seguiu investindo no negócio, gerando empregos e movimentando o mercado em geral, mesmo diante de um cenário bastante desfavorável para a economia brasileira. E por essa razão, foi indicada por unanimidade para receber a honraria.


No final do ano passado (2016), a empresa inaugurou o maior Hub Logístico do Brasil, dotado com o que há de mais moderno em tecnologias, incluindo o SORTER – Sistema Automatizado de Distribuição de Encomendas, com 6,4 km de extensão em sua composição, sendo o maior da América Latina. Apelidado de ‘’Planeta Azul’’, diante da imensidão de sua estrutura, a nova planta da Braspress está localizada em Guarulhos às margens da Rodovia Presidente Dutra, ocupando uma área de 230 mil m2, com 90 mil m² em área construída, dividida em vários blocos.

 

Segundo o Diretor Presidente da Braspress, Urubatan Helou, mesmo com a retração econômica que o Brasil vem enfrentando nos últimos dois anos a companhia encarou o desafio desse grande investimento e buscou a melhoria contínua dos procedimentos logísticos. ‘’A alta dos juros, a escassez de crédito aliada a uma CLT anacrônica e a alta carga tributária mostram o cenário recessivo do país nesses dois anos. Mesmo assim, implementamos esse grande projeto, com investimentos de R$ 260 milhões, sendo R$ 130 milhões do nosso caixa e o restante de um endividamento mais para a frente”, afirma.


O projeto de automação da nova planta foi definido após meses de pesquisas, viagens técnicas em diversas regiões da Europa e Estados Unidos.  Composto por várias seções, o sistema está planejado para produzir/classificar até 15.000 volumes / hora, tendo em sua macro descrição oito células de alimentação, para os 1081 carros de classificação. Estes, são alimentados por 16 rampas simultâneas e telescópicas em 46 esteiras disponíveis, 122 rampas de destinos dinâmicos com telescópicas de correias e roletes, oito balanças e dois túneis para aferição de cubagem e leitura de código de barras e 2D, que aferem instantaneamente os volumes que podem variar de peso e dimensão.

 

O projeto demandou dedicação total de todos os colaboradores e integração das diversas áreas da empresa. Esse processo culminou em uma harmoniosa ocupação do espaço, atendendo todas as necessidades do negócio. O conjunto arquitetônico, aliado ao toque "Braspress", ganhou vida e personalização, tornou-se referência, constando, inclusive, na carta aérea de navegação, dado sua dimensão e destaque nas proximidades do Aeroporto de Guarulhos.


“A Braspress é uma empresa modelo, de ponta. Tem uma diretoria comprometida e extremamente competente”, ressalta José Hélio Fernandes, presidente da NTC&Logística. “Essa homenagem é mais que merecida, tendo em vista os investimentos realizados pela empresa nos últimos anos, mesmo quando a crise economia assombrava o país. Demonstraram coragem, planejamento e acima de tudo confiança no Brasil. Essa é uma postura que valoriza o setor e mostra para todos que é possível vencer, independente dos fatores adversos”, conclui.

 

Urubatan se diz muito feliz e honrado pela homenagem. “Estamos sempre em busca de inovação e de ferramentas que ajudem no dia a dia dos processos. Por conta disso, acabamos sendo pioneiros em diversas ações, levando outras empresas pelo mesmo caminho. Isso nos traz muita satisfação”, garante o executivo, que recentemente iniciou operação na Argentina e no Paraguai.


Um pouco mais sobre a Braspress


A Braspress foi fundada por Urubatan Helou em 1º de julho de 1977 e em pouco tempo tornou-se a única transportadora privada brasileira a operar capilarmente por seus próprios meios todo o território nacional. É pioneira na utilização de ferramentas de gestão e de soluções, como sorteamento automático de volumes; aferição de peso e aplicação de cubagem em toda a carga; desenvolvimento de seus próprios softwares e rastreabilidade de todos os volumes transportados através da adoção de um próprio modelo de código de barras.

 

O Gerenciamento de Risco recebe constantes investimentos da empresa, num total de 4,5% do faturamento. “É imprescindível continuarmos adotando essa atitude, pois o roubo de cargas atingiu um nível insustentável para a própria sociedade brasileira, e temos que combater com rigor esse flagelo social”, afirmou Urubatan.


A empresa desenvolveu um amplo projeto de segurança para preservar as encomendas dos clientes e o patrimônio da empresa, coordenado por meio da Central Nacional de Monitoramento e Gerenciamento de Riscos, instalada na matriz São Paulo, e outras localizadas em Campinas, Piracicaba, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife.

 

A Medalha de Mérito do Transporte homenageia pessoas físicas e jurídicas que se destacam pela atuação no setor de transporte rodoviário de cargas.


voltar