Compartilhe
26 de Agosto de 2015 – 04h45 horas / A Tribuna

Equipes de fiscalização do Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo ( IPEM-SP), órgão delegado do Inmetro que tem como finalidade proteger o consumidor, encerraram, no último sábado (22), a Operação SPC – Supervisão de Postos de Combustíveis, na capital, interior e litoral.

A ação, que teve início no dia 20 de agosto, fiscalizou 135 postos de combustíveis. Foram verificadas 1.651 bombas, sendo 111 (7%) reprovadas. Na região do litoral, quatro postos foram autuados.

A operação teve o objetivo de verificar o funcionamento de bombas de combustíveis. Ao
todo, 76 equipes integraram a ação, que consiste em exame visual das bombas, checagem das marcas de verificação e do sistema de lacração e testes para analisar se a quantidade registrada no momento do abastecimento é a mesma recebida pelo tanque do veículo do consumidor. Neste caso, é utilizado um medidor padrão de 20 litros.

As empresas autuadas pelo Ipem-SP por erros quantitativos têm dez dias para apresentar defesa ao órgão, que define, então, as multas. No caso da fiscalização em bombas de combustíveis, o valor mínimo é de R$ 2.300 e o máximo, de R$ 70 mil, podendo dobrar na reincidência.


voltar