Compartilhe
05 de Setembro de 2014 – 05h24 horas / Repórter Diário

O IPEM-SP (Instituto de Pesos e Medidas do Estado de São Paulo) pede maior atenção aos proprietários de veículos no momento de abastecer o automóvel em postos de combustíveis. As últimas fiscalizações realizadas pelo instituto, com apoio da ANP (Agência Nacional do Petróleo) e da Polícia Civil, identificaram irregularidades em 36% (quatro) dos 11 postos de abastecimento avaliados na Capital. Entre os problemas encontrados estavam a suspeita de fraude nas bombas e erros no volume de combustível fornecido ao consumidor.

 

O IPEM-SP continua com as fiscalizações no Estado, no entanto, é importante que o consumidor tenha alguns cuidados. Quando parar no posto de combustível desça do carro e acompanhe o abastecimento.Verifique se o preço do combustível na bomba é o mesmo anunciado nas placas do posto.Observe na bomba se o marcador da quantidade de combustível está zerado e se há selo do Inmetro com indicação do ano de validade da última verificação realizada pelo IPEM-SP. Consulte o manual do carro para saber quantos litros cabem no tanque. Se a quantidade abastecida ultrapassar a capacidade do tanque, desconfie e denuncie. Lembre-se de pedir o cupom fiscal, que comprova a quantidade de litros que você abasteceu e o valor pago pelo produto.

 

O consumidor que desconfiar ou encontrar irregularidades pode recorrer ao serviço da Ouvidoria, pelo telefone 0800-013-0522, de segunda a sexta, das 8h às 17h, ou enviar e-mail para: ouvidoria@ipem.sp.gov.br.


voltar