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01 de Julho de 2014 – 01h18 horas / G1 São Carlos e Araraquara

O trevo da Rodovia Deputado Rogê Ferreira (SP-225), que liga Analândia a Pirassununga, se tornou perigoso aos motoristas por causa da sinalização e do traçado. O secretário de obras da cidade, Mário Garrido, que também engenheiro civil especialista em transporte, apontou dois erros graves no local, que só no último mês registrou três acidentes. Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informou que vai melhorar a sinalização do trecho.


“Na hora da descida tem uma curva que chamamos tecnicamente de reversa, isto é, o motorista vira para a direita e depois para a esquerda e para a segurança do usuário não é favorável. Outro ponto é na hora que o motorista desce da ponte, ele está em uma faixa de tráfego único, que passa para três e depois para duas e isso é confuso para o usuário”, alertou.


Para ele, o ideal seria ter construído um trevo com o viaduto. “A parte inferior segue sentido São Carlos-Pirassununga e vice-versa e, por cima, o motorista pegaria uma alça para entrar na cidade de Analândia.


Outro problema para o condutor que vai de Pirassununga para Analândia é ao chegar no ponto de sentido obrigatório. A pouca sinalização confunde muitos motoristas e, na dúvida, acham que só pega a direita quem vai entrar na cidade e acabam seguindo na contramão.


Os motoristas reclamam da faixa contínua com apenas uma placa para indicar o sentido obrigatório. “A nossa preocupação é que se não for tomada alguma medida urgente vai acontecer mais acidentes e as pessoas vão morrer, aí a coisa começa a ficar mais complicada”, relatou o engenheiro agrônomo Vanderlei Vivaldini.


Acidentes


As proteções metálicas viraram ferro retorcido. Um dos acidentes foi com um caminhão carregado com madeira, que saía de Analândia para seguir pra Pirassununga, quando perdeu o controle e tombou. “Fizeram um trevo com uma curva muito longa, ai não tem condições” disse o dono de uma transportadora José Severo.


Júlio Cesar é caminhoneiro de uma mineradora e sempre está na estrada. Para ele, o trecho ficou perigoso porque falta visibilidade. “É uma baixada longa eu já venho freando desde cima, mas a visibilidade é pouca e tem uma curva logo depois da ponte”, comentou Júlio Cesar Biondo.


De acordo com o DER, o projeto inicial era a implantação do trevo em desnível, mas, para isso, era necessário desapropriar a área do único posto de combustível. Em acordo com a Prefeitura de Analândia ficou decidido não desapropriar o posto e construir o trecho em nível.


O DER afirma que a partir de quinta-feira (26) irá melhora a sinalização no local. O prefeito de Analândia, Rogério Ulson, admitiu que concordou em não desapropriar a área, mas afirma que foi pedido outro trevo em desnível. Ele diz também que enviou um projeto para o DER e não teve retorno.


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