Mais cinco vias da Zona Sul de SP terão velocidade reduzida
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30 de Setembro de 2015 – 05h02 horas / G1

Mais cinco vias da Zona Sul de São Paulo terão a velocidade reduzida nesta sexta-feira (2). As avenidas Dom Pedro I, Tereza Cristina, Nazaré, Doutor Ricardo Jafet e Professor Abrãao de Morais passarão a ter velocidade máxima de 50km/h – atualmente é de 60km/h. Já o trecho da Avenida Professor Abrãao de Morais que tem limite de 90 km/h passará para 70 km/h.

De acordo com a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), serão instaladas faixas e painéis informativos, além de 186 placas de sinalização vertical.

As alterações fazem parte do Programa de Proteção à Vida , iniciado em 2013. Além das frentes de redução de velocidade da via, o projeto também inclui o CET no Seu Bairro, a implantação das Áreas 40, entre outras mudanças da gestão de Fernando Haddad (PT).

53% reprovam

A redução de velocidade nas ruas e avenidas de São Paulo é reprovada por 53% dos moradores de São Paulo, segundo pesquisa sobre mobilidade urbana divulgada na última terça-feira (22), Dia Mundial Sem Carro. O levantamento foi feito pelo Ibope Inteligência a pedido da Rede Nossa São Paulo e da FecomercioSP.

Pesquisadores entrevistaram 700 pessoas com 16 anos ou mais, entre os dias 28 de agosto e 5 de setembro. Desse total, 43% disse ser a favor das mudanças no limite de velocidade e 4% não opinou. A reprovação aumenta quando se leva em conta apenas os entrevistados que utilizam carro diariamente: 66%.

O prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), disse que ficou surpreso com o resultado da pesquisa. "Confesso que, para mim, foi uma surpresa positiva. Eu esperava, por todo o debate que ocorreu na cidade durante 60 dias – e os resultados só começaram a vir muito recentemente – eu esperava que a reprovação fosse maior. Com os resultados, penso que isso vai melhorar ainda mais", afirmou.

Números de acidentes caem

O número de acidentes com mortos e feridos caiu 27% após seis semanas de redução de velocidade nas marginais Pinheiros e Tietê. Foram 159 em 2014, contra 116 neste ano. O dado é da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e compara acidentes ocorridos no mesmo período do ano passado (20 de julho a 30 de agosto de 2015 com 21 de julho a 31 de agosto de 2014).

No dia 20 de julho, a velocidade máxima permitida caiu de 90 km/h para 70 km/h nas pistas expressas das marginais, de 70 km/h para 60 km/h nas centrais; e de 60 km/h para 50 km/h nas pistas locais. No caso de ônibus e caminhões, a velocidade limite nas pistas expressas é de 60 km/h.

Se levarmos em conta apenas vítimas fatais, houve redução de 50%. Em 2014, seis pessoas morreram e, em 2015, três. Os acidentes sem vítimas caíram 15%, de 373 para 317.

Em relação ao trânsito, a redução da velocidade nas marginais contribuiu para diminuir a lentidão. No pico da manhã, o trânsito nas marginais caiu 8%, no pico da tarde, 22%, de um ano para outro. Em toda a cidade, também houve redução de congestionamento nestas seis semanas após os novos limites de velocidade: 11%, no pico da manhã, e 19%, no pico da tarde.


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