Marco Regulatório do TRC e Tarifas de Frete são discutidos em evento no SETCESP
Compartilhe
20 de Setembro de 2017 – 06h08 horas / SETCESP

Nesta quarta-feira (20) foi realizado na sede do SETCESP o evento “Conferência SETCESP – Tarifas de Frete e o Marco Regulatório no TRC”, com a participação de centenas de transportadores.

 

Para falar sobre o Marco Regulatório do TRC o evento recebeu, Marcio José Lopes, Diretor da Datapar que apresentou a palestra: "Aspectos Relevantes do Projeto de Lei do Marco Regulatório do TRC". Márcio participou da formação do MR-TRC (Marco Regulatório do TRC) desde o início, atendendo a pedidos de empresários de transporte. Pelo conhecimento holístico do setor, auxiliou a relatoria na formação do texto base e nas negociações junto ao Governo, nos diversos Ministérios, entidades empresariais, setor agrícola, autônomos, entidades laborais e ANTT.

 

“Nós temos a obrigação de passar para o setor o que está sendo feito e o porquê está sendo feito no Marco Regulatório do TRC, o que eu quero mostrar hoje é como foi realizada a leitura, em retrospectiva, ou seja, fruto do histórico que já temos para assim compor o texto desse projeto”, declara Marcio José Lopes.

 

Em sua apresentação, Marcio explicou alguns dos principais pontos da PL 4.860/2016 que regulamenta o Marco Regulatório do setor.

 

Após a palestra foi formada uma mesa de debate que discutiu os assuntos abordados por Marcio, que foi composta por ele, pelo presidente do SETCESP, Tayguara Helou, pelo presidente da FETCESP e presidente da Seção do Transporte Rodoviário de Cargas da CNT, Flávio Benatti e pelo Membro do Conselho Político e ex-presidente da NTC&Logística, Geraldo Vianna.

 

A segunda palestra do evento foi ministrada por Tayguara Helou, que apresentou e comentou os dados da Pesquisa de Mercado realizada pela NTC&Logística em parceria com a ANTT, que foi divulgada no CONET&Intersindical do Rio de Janeiro, e apontou a “Defasagem dos Fretes” do setor.

 

Em sua apresentação Tayguara fez um comparativo da edição da pesquisa divulgada no segundo semestre de 2016 com a mais recente que contempla o primeiro semestre de 2017, a qual mostrou que apenas 9,7% das empresas pesquisadas conseguiram reajustar o valor do seu frete neste ano. Helou ressaltou a importância da cobrança correta das generalidades do TRC enfatizando que a defasagem média do frete, contemplando carga fracionada e carga lotação, chegou a 14,3%.

 

“Esse é o momento de o setor ir ao mercado e buscar um equilíbrio nas suas tarifas de fretes, pois o Brasil está se recuperando e o TRC precisa de oxigenação suficiente para investir na qualidade do serviço prestado para que possa impulsionar essa recuperação”, afirma Tayguara.

 

A mesa de discussão sobre a importância da cobrança correta das tarifas, também mediada pelo presidente do SETCESP, Tayguara Helou, contou com a presença de Urubatan Helou da Braspress, de Marcelo Patrus da Patrus Transportes Urgentes, de Markenson Marques da Cargolift e de Celso Rodrigues Salgueiro Filho da Expresso Mirassol, todos presidentes das respectivas empresas.

 

“As Tarifas de Frete e o Marco Regulatório são dois temas muito importantes e atuais no TRC, por isso resolvemos trazer esses dois assuntos para esse evento, pois entendemos que, além de serem muito relevantes, eles possuem uma ligação direta um com o outro. O Marco Regulatório traz a regulamentação para o setor e isso implica diretamente na qualidade das tarifas praticadas”, finalizou Tayguara Helou.

 

Confira o conteúdo da palestra de Marcio José Lopes na íntegra aqui

 

Confira o conteúdo da palestra do Tayguara Helou na íntegra aqui


voltar