Compartilhe
15 de Dezembro de 2016 – 03h33 horas / Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, acompanhado do governador do Piauí, Wellington Dias, inaugurou, nesta sexta-feira (9/12), as obras de pavimentação da BR-235 no estado. Com 130 km de extensão, o trecho irá facilitar o escoamento da produção agrícola da região, diminuindo de seis horas para apenas uma hora o tempo de viagem entre as cidades Santa Filomena, Gilbués e Monte Alegre.

 

Para beneficiar 150 mil habitantes do sudeste piauiense, das microrregiões do Alto Parnaíba e Alto Médio, foram realizadas obras de implantação e pavimentação asfáltica e Tratamento Superficial Duplo (TSD).

 

Iniciada em 2011, as obras estavam paralisadas desde abril de 2015 por falta de recursos e foram retomadas em julho deste ano. Para a finalização do projeto foram investidos R$ 122,3 milhões e gerados 250 novos empregos durante o pico da obra.

 

“A pavimentação da BR-235 era um antigo sonho que se torna realidade para a região nordeste. Isso mostra a importância de olhar para o Nordeste e para as regiões mais carentes do país. Temos consciência de que não teremos desenvolvimento pleno, enquanto ainda tivermos regiões isoladas e sem acesso pavimentado. Investir em infraestrutura traz desenvolvimento, reduz desigualdades e gera empregos. Esse é o principal objetivo do nosso Governo”, afirmou o ministro Quintella.

 

Com a conclusão das obras, o novo trecho pavimentado da BR-235 integrará o sistema rodoviário regional, favorecendo o escoamento de produção do estado do Piauí, bem como o eixo MATOPIBA, relativo aos estados do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia.

 

Vale destacar que a safra de soja piauiense, entre os anos 2014/2015, registrou 1,8 milhões de toneladas em produção.

 


voltar