MG cria delegacia especializada no combate ao roubo de cargas
Compartilhe
08 de Maio de 2014 – 01h05 horas / Portal Transporta Brasil

O combate ao roubo de cargas no Estado de Minas Gerais ganha força a partir desta semana. Acaba de ser inaugurada a 6ª Delegacia Especializada de Repressão às Organizações Criminosas, localizada em Belo Horizonte (MG). O intuito é diminuir a incidência de roubos de carga no Estado e investigar quem são os receptadores do material. A inauguração contou com a presença do presidente da FETCEMG (Federação das Empresas de Transportes de Carga do Estado de Minas Gerais), Vander Francisco Costa, e dos delegados da nova delegacia, Marcus Vinicius Leite e Hugo Arruda.


A nova delegacia é resultado de um acordo firmado entre a FETCEMG e o Governo do Estado de Minas. Pelo projeto do Governo, a delegacia só começaria a funcionar quando ficasse pronta sede definitiva. Porém, o FETCEMG alugou uma sede provisória para adiantar a instalação.


“Fizemos isso por entender que é algo de interesse da categoria e da sociedade como um todo”, explica o presidente da Federação. “Para um combate ao roubo de cargas, eficiente, temos que ajudar a polícia no que for possível, até mesmo aparelhá-la, para que possa entrar com a inteligência de investigação dela”.


Segundo Costa, o processo para criação dessa delegacia foi de convencer a polícia e o governo que uma equipe especializada conseguiria captar mais indícios desse tipo de crime do que uma delegacia geral. “O que combate o roubo é o trabalho de inteligência, as informações concentradas numa equipe pode fazer com que a elucidação da trama seja mais eficiente”, afirma.


De acordo com o delegado titular Marcus Leite, de março de 2013 até abril deste ano, foram detidas 63 pessoas envolvidas no roubo de cargas, no Estado. Nesse mesmo período, aproximadamente R$ 12 milhões em cargas foram recuperadas.


A 6ª Delegacia Especializada de Repressão às Organizações Criminosas fica na rua Lafaiete Brandão, 375, bairro Camargos, região Oeste de Belo Horizonte (MG).


voltar