Mobilidade em Nova Iorque é tema de reunião do SETCESP com entidades norte-americanas
Compartilhe
19 de Agosto de 2014 – 05h13 horas / Imprensa SETCESP

No primeiro dia da comitiva do SETCESP em Nova Iorque (EUA), o grupo de representantes teve a oportunidade de assistir uma palestra ministrada por Martin Ronas, Vice Presidente da ATA (American Truckin Association), que apresentou a entidade, fundada em 1933 e que atualmente conta com mais de dois mil associados.

“Existem diversas outras associações estaduais ligadas a ATA. Eles realizam diversos trabalhos, os principais são referentes à legislação do controle de jornada do motorista que foi feita em 2003 e esta sofrendo modificações agora”, comenta o vice-presidente do SETCESP, Tayguara Helou, diretamente de Nova Iorque. “Faltam 60 mil motoristas no mercado, e as novas gerações não querem mais seguir esta profissão. A entidade luta para melhorar a imagem do setor, entre outras bandeiras”. 

 

Logo após, o grupo do SETCESP pode conferir a apresentação da NYSMTA (New York State Truck Association), realizada pela presidente Kendra Hems, que explicou o funcionamento da entidade e as suas principais bandeiras, como os desafios do abastecimento urbano da cidade de NYC, o novo projeto contra os altos pedágios das pontes que são acesso a cidade. Esta associação conta com 600 membros, em sua grande maioria pequenas e médias empresas.

Também foi apresentado o novo projeto de abastecimento urbano que esta sendo feito pela prefeitura e os seus diversos pontos negativos. “As empresas de transportes estão sendo multadas de forma muito elevada”, conta Helou. “A cidade NY não tem restrição para a circulação de grandes veículos como, por exemplo, carretas, mas o grande desafio são os locais de estacionamento. Existem vagas exclusivas para caminhões, mas estão quase sempre ocupadas por viaturas policiais ou estão com problema de acesso por causa das excessivas faixas de bicicletas”, explica.

Também participaram das apresentações dois associados à NYSMTA, o diretor de transportes da Sprague, Barry Panicola, e George Pastor, diretor da Petro, transportadores de combustíveis no estado de Nova Iorque. Os empresários descreveram as grandes dificuldades sobre mão de obra, motoristas, a imagem contrária do setor perante a sociedade e as grandes dificuldades no abastecimento da cidade.

O grupo do SETCESP concluirá a visita a Nova Iorque no sábado, 23/8.


voltar