Compartilhe
25 de Abril de 2016 – 02h52 horas / A Rede

A movimentação de caminhões carregados de grãos no Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá aumentou 50% no primeiro trimestre de 2016 na comparação com o mesmo período do ano passado. De janeiro a março, 115 mil caminhões passaram pelo Pátio de Triagem para descarregar grãos nos terminais do Porto de Paranaguá. Em 2015, ano em que a movimentação de caminhões foi recorde, o pátio recebeu 76 mil veículos.

 

O fluxo tem sido crescente no período, inclusive. Em janeiro 30 mil veículos desceram a Serra do Mar carregados de soja, milho e farelo em direção ao Porto. Em fevereiro, o total de caminhões no Pátio de Triagem chegou a 36,6 mil. Em março, por fim, a marca foi de 48 mil caminhões em direção ao Porto de Paranaguá, estabelecendo o novo recorde de movimentação de veículos no pátio em um único mês em toda a história.

 

“O mais importante de tudo é que estamos conseguindo aumentar a movimentação do Porto sucessivamente sem formação de filas de caminhões e sem grandes impactos na cidade de Paranaguá. Este é um dos maiores desafios que temos e que estamos conseguindo superar”, afirma o diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), Luiz Henrique Dividino.

 

Desde agosto de 2011 não há registro de filas de caminhões pela BR-277 em função do alto movimento de veículos para descarregar no porto, mesmo com um aumento de 11% na movimentação total de cargas ao longo dos últimos 5 anos.

 

Um dos principais motivos foi a instituição do programa Carga Online, que distribui senhas aos terminais e determina a ordem exata de chamada dos caminhões do campo para o Porto de Paranaguá. “O aperfeiçoamento na gestão do fluxo de cargas do Porto do Paranaguá foi um trabalho desenvolvido em conjunto com todos os modais na Secretaria de Infraestrutura e Logística e ano a ano temos batido recordes sem prejuízo da qualidade de atendimento aos motoristas e transportadores”, afirma o secretário estadual de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.

 

Nos últimos anos, a Appa investiu cerca de R$ 10,5 milhões em melhorias no pátio de triagem. Foram construídas novas guaritas e acessos, iluminação, reforço na pavimentação e ampliação no número de vagas no Pátio de Triagem. Estas obras, além de darem mais agilidade à operação, também proporcionam maior segurança ao caminhoneiro e para a população.


voltar