Compartilhe
13 de Outubro de 2016 – 06h22 horas / Jornal do Brasil

No dia 1° de novembro, entram em vigor algumas mudanças na legislação de trânsito para reforçar a direção consciente. Quem for pego pela Operação Lei Seca dirigindo embriagado ou se recusar a fazer o teste do bafômetro pagará uma multa de R$ 2.934,70. Atualmente, a multa é de R$ 1.915. O motorista ainda terá a carteira de habilitação suspensa por 12 meses. Além disso, se comunicar pelo celular enquanto dirige passará de infração média a gravíssima. E quem estacionar indevidamente em vaga de idoso ou deficiente perderá sete pontos na carteira.

 

De acordo com o coordenador da Lei Seca, tenente-coronel Marco Andrade, para que o trânsito seja humanizado, é necessário a contribuição de todos.


– Há o esforço legal de tentar inibir as transgressões através das penalizações. A multa é para chamar a atenção. O grande objetivo é a reeducação, não temos prazer em multar – explicou o tenente-coronel.


Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), o Brasil é o quarto país do mundo com o maior número de mortes em acidentes de trânsito por ano. O país tenta cumprir uma meta estipulada pela ONU: uma redução em 50%, no período 2011-2020, de casos fatais em acidentes viários.


Lei Seca conscientiza população fluminense


A Operação Lei Seca, iniciada em 2009, trouxe uma mudança para a realidade da segurança nas ruas e estradas do Estado do Rio. Segundo dados do Instituto de Segurança Pública (ISP) e do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), o número de mortes em 2009 foi de 59 por 100 mil veículos. No ano passado, foi de 29 por cada 100 mil veículos, uma redução de aproximadamente 50%.


– Quando começamos, há sete anos, 20% dos motoristas eram flagrados sob efeito do álcool. Hoje, este número já caiu para 7%. Da mesma forma, esperamos um amadurecimento com relação ao uso do cinto de segurança no banco de trás, com a não utilização do celular ao volante e o respeito às regras de velocidade. Precisamos que a sociedade compre essa ideia – ressaltou Marco Andrade.


Nove meses


Entre janeiro e setembro deste ano, foram realizadas 1.681 ações de fiscalização da Operação Lei Seca em todo o estado, e 216.976 mil pessoas foram abordadas. Nesse período, 32.116 veículos foram multados, 4.272 veículos rebocados, 10.342 carteiras de habilitação foram recolhidas e foram identificadas embriaguez em 9.730 motoristas (4,5% dos condutores abordados).


voltar