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11 de Abril de 2014 – 01h59 horas / G1

Cidades do Alto Tietê se preparam para a instalação de novos radares e lombadas eletrônicas. Itaquaquecetuba, Salesópolis e Poá fizeram estudos para viabilizar a instalação dos equipamentos.
 

Mogi das Cruzes, Suzano, Ferraz de Vasconcelos e Arujá já contam com a fiscalização. Santa Isabel e Guararema são as cidades que não têm fiscalização eletrônica. Já a Prefeitura de Biritiba Mirim não respondeu aos questionamentos do G1.
 

Em Itaquaquecetuba, de acordo com o secretário de Transportes, Dalton Luiz Dename, a previsão para que os radares comecem a funcionar é de dois a três meses. O processo licitatório foi concluído em março e em breve será feita a instalação dos aparelhos. “Se não há fiscalização os motoristas não respeitam a sinalização, infringem a lei e acabam causando acidentes graves”, conclui Dename.
 

A Prefeitura informou que o investimento previsto para a locação, instalação e gerenciamento de oito radares no município é de R$ 3,1 milhões. Hoje, as atuações são aplicadas somente por agentes de trânsito de forma manual.
 

De acordo com o que foi definido em edital, haverá a instalação de dois radares para a fiscalização de avanço de semáforo em faixa de pedestres, seis radares fixos para fiscalização de velocidade e três sistemas de monitoramento educativos. Entre os locais relacionados para a implantação dos sistemas de fiscalização, constam as rodovias Alberto Hinoto (SP-56) e Almiro Dias, estrada do Pinheirinho Novo estrada do Corta Rabicho, entre outras.
 

Já em Salesópolis (SP) haverá a instalação de um radar previsto para funcionar em maio. Será na Avenida Adhemar Bolina, no Centro. Segundo o diretor de Obras e responsável pelo trânsito, esta avenida é cortada pela Rodovia SP-88, Alfredo Rolim de Moura, e por isso possui um grande fluxo de veículos. Ele explica que no local também há uma creche e postos de combustíveis, o que favorece para uma grande movimentação de carros e motos que passam por ali diariamente. O local tem velocidade permitida de 40 quilômetros por hora. Mas segundo Melo, tem motorista que já foi flagrado atravessando esta avenida em 80 quilômetros por hora.
 

Em Poá, a Prefeitura pretende controlar o trânsito na Avenida Lucas Nogueira Garcez, que receberá lombadas eletrônicas. Para isso será lançada uma licitação até o final do mês de abril. Os medidores irão substituir as antigas lombadas físicas, que foram retiradas durante as obras de revitalização da via. A Secretaria de Transportes e Mobilidade Urbana adiantou que a velocidade máxima permitida deverá ser fixada entre 40 e 50 quilômetros por hora.
 

Cidades com radares
 

Em Mogi das Cruzes (SP), a implantação de equipamentos eletrônicos para fiscalização de trânsito foi iniciada há mais de uma década. A última alteração em locais ocorreu em 2013. Atualmente são 18 radares fixos e um aparelho móvel. O valor arrecadado em multas de radares em 2012 foi de mais de R$ 8,2 milhões. E em 2013 este valor passou para R$ 8,7 milhões.
 

A Prefeitura de Mogi das Cruzes informou que o ponto com maior incidência de multas é na Avenida Joaquim Pereira de Carvalho, o trecho da via Perimetral que passa pelo bairro da Volta Fria. Os valores arrecadados com multas, por determinação da legislação federal, devem ser investidos em fiscalização de trânsito, sinalização e educação para o trânsito.
 

Atualmente Arujá tem sete radares fixos. Os aparelhos foram implantados em agosto de 2010. De acordo com a Prefeitura, foram registradas 9.421 multas e a arrecadação foi de R$ 1,4 milhão. Já em 2013, foram registradas 24.117 multas e com arrecadação de quase R$ 1,5 milhões.
 

De acordo com a Prefeitura, o radar da Avenida Renova dos Santos, com limite de 60 quilômetros por hora, é o que registra o maior número de autuações. O valor arrecadado a partir das multas de trânsito é investido em sinalização,  melhorias no tráfego, policiamento, fiscalização e educação de trânsito.
 

A cidade de Suzano (SP) tem 13 radares fixos e não possui radares móveis. A Prefeitura informou que o valor arrecadado no ano passado foi R$ 5,8 milhões e que esse montante é investido em sinalização viária, projetos de educação no trânsito, infraestrutura urbana e viária, além de ações de conscientização de pedestres e motoristas.
 

A cidade de Ferraz de Vasconcelos (SP) não tem radares móveis, segundo a Prefeitura. Trabalha apenas com aparelhos que são instalados de forma fixa. Os mesmos foram implantados na cidade no início de 2013.
 

A Prefeitura informou que o radar que registra mais ocorrências é o fixado na Avenida Governador Jânio Quadros, que começa na Vila Romanópolis e termina na Vila Jamil. Todo o valor arrecadado com as infrações cometidas pelos motoristas é destinado para melhorias do trânsito local, segundo a administração municipal.
 

Já as secretarias de Trânsito dos municípios de Santa Isabel (SP) e Guararema (SP) informaram que as cidades não têm radares eletrônicos.
 

Opinião
 

A instalação de novos radares deixa a população mais tranquila. “Eu acho que é necessário porque os motoristas só respeitam por causa da multa, infelizmente. Traz mais segurança também”, diz a fisioterapeuta Diléia Maciel.
 

Para o comerciante mogiano Gabriel Carnevale, este tipo de fiscalização realmente é importante para melhorar a segurança no trânsito. “Em muitas avenidas, se não tivesse, ia ter mais acidentes. Na Francisco Rodrigues filho, por exemplo, o povo ia andar a 200 quilômetros por hora”, brinca.
 

“O radar é bom porque segura os motoristas que não têm consciência, os apressadinhos. É uma defesa para o pedestre e também para os motoristas que andam na velocidade permitida”, comenta o autônomo Erivaldo Araújo dos Santos.


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