Compartilhe
20 de Maio de 2014 – 01h34 horas / A Tribuna

Este mês marca o início da época de maior incidência de neblina nas rodovias paulistas. Até agosto, será necessária mais atenção para motoristas que pegam a estrada, devido ao maior risco de acidentes.
 

Como é preciso ficar muito atento a esse fenômeno climático, que reduz a visibilidade e faz crescer o risco de colisões traseiras, O material, divulgado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), tem como objetivos reduzir os riscos de acidentes e alertar o condutor sobre o aumento de ocorrências de neblina.

Segundo o gerente de Tráfego, Elvis Granzotti, é preciso que o motorista respeite os limites de velocidade e fique atento à sinalização da pista ao perceber que a visibilidade está reduzida.

“O risco de engarrafamento é muito sério, assim como o de choques contra obstáculos fora da pista, como em muretas de proteção, postes de sinalização e atropelamentos”, menciona.

Números

Conforme levantamento relativo ao Sistema Anchieta-Imigrantes (SAI), administrado pela Ecovias, houve aumento nas ocorrências relacionadas à neblina.

No ano passado, entre maio e agosto, foram registrados 404 acidentes devido à baixa visibilidade no SAI, número 242% superior ao verificado no período entre janeiro e abril, quando foram contabilizados 118 casos.

Devido à grande quantidade de ocorrências, aplica-se a Operação Comboio, explica Granzotti. “É quando os carros que vão para o Litoral são represados no Km 31 da Anchieta e no Km 32 da Imigrantes assim que é verificada a redução da visibilidade a menos de 100 metros. Eles saem escoltados por viaturas da Polícia Rodoviária e da Ecovias a uma velocidade máxima de 40 km/h”.


voltar