Compartilhe
29 de Agosto de 2014 – 05h42 horas / Diário do Litoral

A prefeita de Guarujá Maria Antonieta de Brito e representantes das empresas portuárias e da Associação Comercial e Empresarial de Guarujá (Aceg) vistoriaram, na tarde desta quinta-feira (28), a obra do novo acesso ao Porto — via que possui três faixas que interligam, numa distância de aproximadamente 600 metros, a Domênico Rangoni à Avenida Santos Dumont. O acesso vai desafogar em até 40% o tráfego de veículos (fluxo de caminhões) na Rua Idalino Pinês (conhecida como Rua do Adubo, hoje o único acesso ao cais). A via está pronta.

Apesar de pronta, a obra ainda depende da construção de uma faixa de desaceleração às margens da Rodovia Domênico Rangoni. O projeto para a faixa de desaceleração foi recebido pela concessionária Ecovias no último dia 18. A proposta será encaminhada para a Agência de Transportes de São Paulo (Artesp) para procedimentos internos que visam a elaboração do projeto executivo. A expectativa do Estado é de que a faixa de 350 metros, ao custo de R$ 800 mil fique pronta o final de novembro.

A prefeita Antonieta elogiou o esforço de todos envolvidos no projeto: o empresariado, por meio da Aceg, Codesp e as empresas Dow Química e Fassina, que cederam, em locação, a área para a construção do novo acesso. Antonieta lembrou da importância do Porto de Guarujá na balança comercial brasileira e os prejuízos e transtornos causados pelos congestionamentos no acesso ao Porto. “Foi um esforço de todos, Prefeitura, Governo do Estado e a classe empresarial. E hoje estamos registrando a entrega de nossa parte”, afirmou.

O representante das ACEG e das empresas portuárias, Heitor Gonzales lembrou do esforço de todos para resolver os problemas de congestionamentos registrados durante o período da safra, e da busca de soluções, até que se chegasse à proposta da obra do novo acesso. “Temos que agradecer o empenho da prefeita Antonieta junto a Artesp para agilizar a obra da pista de desaceleração. Há quatro meses começamos a obra e assim que a pista de desaceleração estiver concluída, o que deve ocorrer no máximo em 90 dias, teremos maior velocidade nas operações de entrada e saída dos caminhões ao Porto”, disse.

O novo acesso faz parte da fase II da Perimetral, que deverá ter início em março do próximo ano, com o processo licitatório. A obra será um grande viaduto estaiado na Avenida Santos Dumont, por onde passará o trânsito urbano, pois o fluxo portuário será em nível e se ligará ano novo acesso.

A prefeita Antonieta também sugeriu, durante a vistoria, que a empresa Fassina ceda, por locação à Codesp, uma área de aproximadamente 90 mil metros quadrados, localizada ao lado do novo acesso e que teria capacidade para servir como estacionamento para cerca de 400 caminhões.

Após a conclusão da pista de desaceleração haverá a implantação de uma nova sinalização na Santos Dumont, em um pequeno trecho, em frente às empresas Dow e Cutrale, por onde entrarão os caminhões que se dirigem ao Porto. A saída será pela Rua do Adubo, formando um anel viário. Com a conclusão do viaduto da Perimetral, o que deve ocorrer em três anos, haverá a segregação definitiva do trânsito portuário do urbano.


voltar