Novo acesso ao Porto de Guarujá será entregue nesta quinta-feira
Compartilhe
14 de Janeiro de 2015 – 04h45 horas / A Tribuna On-line

Para melhorar o acesso e a circulação de caminhões que se dirigem aos terminais instalados em Vicente de Carvalho, será inaugurado um novo acesso ao Porto de Guarujá. A entrega da nova via acontece nesta quinta-feira (15), às 10 horas, entre a Rodovia Cônego Domênico Rangoni e a Avenida Santos Dumont, ao lado das empresas Dow Química e Fassina. A ação faz parte das comemorações do Dia do Padroeiro Santo Amaro, comemorado no dia 15 de janeiro.
 

Construído em dois terrenos particulares, alugados pela Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp), junto ao grupo multinacional Dow Química e ao grupo brasileiro Fassina, o novo acesso teve faixa de desaceleração construída pela Ecovias, o que gera maior velocidade nas operações de embarque e desembarque.
 

A via tem 600 metros de comprimento e 50 de largura e interliga a Rodovia Cônego Domênico Rangoni à Avenida Santos Dumont. Ela será integrada à segunda fase da Avenida Perimetral. A nova via irá reduzir em 40% a movimentação de caminhões na Rua Idalino Pinez, conhecida como Rua do Adubo.
 

Quando estiver concluída a segunda fase da Perimetral, o sistema viário desarticulará a necessidade de acessar o Porto pela Rua do Adubo, que voltará a ser uma via exclusivamente municipal, com tráfego local.
 

Perimetral Fase 2
 

A segregação definitiva do tráfego urbano do portuário começa a ser equacionada com a fase 2 da Perimetral de Guarujá, que terá quatro quilômetros de pistas e duas pontes, sendo uma estaiada e outra convencional, que deverá ter o projeto-executivo concluído até abril deste ano.
 

A obra está orçada em R$ 300 milhões, valor previsto na segunda etapa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) 2. Todas as proposições de solução de traçado e de obras necessárias foram aprovadas em reuniões técnicas entre a Prefeitura de Guarujá e a Codesp.
 

Na Avenida Santos Dumont, para segregar o tráfego urbano do portuário, a Codesp optou por construir uma ponte. Ela terá 990 metros de comprimento e quatro faixas. Será usada somente por veículos de passeio, atendendo ao fluxo urbano.
 

A obra terá início nas proximidades do terminal da Dow Química e fim sobre o Rio Santo Amaro. A ponte que já existe no local será demolida para a construção de uma nova.
 

Os caminhões que saem e vão para São Paulo e os que vêm de Guarujá para o Porto entrarão pelas alças na ponte estaiada, que será construída na Via Conêgo Domênico Rangoni. A estimativa é de que esteja concluída em 12 meses, a partir do início das obras. Somente após sua entrega, terá início a remodelação da Avenida Santos Dumont e a construção da outra ponte sobre o Rio Santo Amaro, esta de uso exclusivamente urbano, com previsão de entrega para 2018.


voltar