Compartilhe
09 de Agosto de 2016 – 05h26 horas / G1

Cresceu quase 60% o número de multas a caminhoneiros que trafegam em locais e horários proibidos na capital paulista, informou o Bom Dia São Paulo na quarta-feira (3). A Prefeitura de São Paulo restringiu a circulação dos veículos na cidade durante o dia.


Nos quatro primeiros meses do ano, entre janeiro e abril, 118.298 caminhoneiros foram multados, segundo a Prefeitura. O número representa um aumento de 58% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 74.805 multas do mesmo tipo foram aplicadas.

 

Pelo decreto criado em abril pela Prefeitura, os caminhões só podem trafegar nas vias marginais de segunda a sexta, das 21h às 5h.


A determinação divide opiniões: alguns motoristas de automóvel comemoram, enquanto outros temem acidentes já que no horário, segundo eles, os caminhoneiros correm mais do que o normal. “Quando dirijo aqui na marginal, por volta das 22h, fico com medo porque os caminhoneiros passam por cima de tudo”, conta o motorista de um carro.


O caminhoneiro Samuel, que levou duas multas por excesso de velocidade na Marginal Tietê durante a noite, defende que acelerar é a saída para evitar assaltos. “Fui abordado duas vezes aqui e só não fui roubado porque aumentei a aceleração. Levei duas multas, mas consegui fugir. Senão, talvez teria ficado sem caminhão e sem vida”, afirma.


Técnicos da prefeitura ainda analisam a implantação do programa em outras vias da cidade, que devem incluir sinalização e treinamento de boas práticas aos caminhoneiros. A expectativa é de que até o fim do ano o programa esteja em prática em outros pontos da capital.


voltar