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01 de Julho de 2016 – 06h01 horas / NTC / Blog do Neuto

Existe um sentimento generalizado de que o diesel brasileiro, principal insumo do setor de transporte rodoviário de cargas, é caro, devido ao excesso de tributos. No entanto, um levantamento de dados sobre o assunto confirma apenas parcialmente tal crença.


De acordo com estudo da Petrobrás levando em conta preços do diesel para as principais capitais, entre 15 e 21 de maio de 2016, o preço de realização do produto corresponde a 54% do preço (gráfico). Somando-se mais 7% do biodiesel (adicionado na proporção de 7% da mistura), chega-se a 61%. A tributação é de 23%, sendo 15% de ICMS e 8% do PIS/PASEP, CIDE e CONFINS. Restam ainda 16% para cobrir a margem de distribuição e revenda.

 

Composição do preço ao consumidor (Fonte: Petrobrás)

 

54% – Realização Petrobrás
08% – CIDE e PIS/ PASEF e COFINS
16% – Distribuição e Revenda
07% – Custo Biodiesel
15% – ICMS

 

Quando se compara o preço em dólares com o de outros países (gráfico), constata-se que o preço brasileiro é aproximadamente o mesmo do Canadá, sendo superior aos do Chile e Estados Unidos. É inferior ao dos países da Europa, Argentina, Uruguai e Japão.

 


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