Compartilhe
04 de Agosto de 2015 – 05h03 horas / Joinville Motor

A partir de 1º de outubro, entra em vigor a nova regulamentação do Contran para o uso de extintores automotivos. Será obrigatório a adequação dos veículos mais antigos para o extintor do tipo ABC. Pensando nisso, a Kidde Brasil Ltda, uma das maiores fabricantes de extintores de incêndio no País, dá dicas de como os consumidores devem comprar, manter e usar seu extintor. Confira:Quando e como devo comprar um extintor de incêndio?

Todos os carros, fabricados desde 2005, já possuem extintor ABC de fábrica.

Portanto, antes de comprar um extintor, verifique a data de validade e se o medidor de pressão está na faixa verde. Muitos motoristas estão trocando, desnecessariamente, seus extintores que já atendem ao padrão da lei.

Caso o condutor não tenha um extintor ABC ou necessite de um novo, é preciso ficar atento às orientações abaixo para garantir que o produto não foi adulterado ou danificado, comprometendo a garantia, eficácia e sua segurança. Além disso, quando for substituir seu extintor, certifique-se que o extintor é do mesmo tamanho (comparando com o original) para permitir a montagem apropriada no suporte existente.

1) O extintor não deve apresentar sinais de ferrugem, amassamento ou tinta raspada.
2) O lacre ou trava da válvula deve estar intacto. Não compre se estiver rompido, com a trava da válvula quebrada, danificada ou faltante.
3) O bico deve estar limpo e sem vestígio de pó.
4) O prazo de validade deve ser de cinco anos, na data de compra.
5) Deve possuir o selo do INMETRO com os dados do fabricante.
6) Exija a nota fiscal.

Como manter o extintor

Os extintores ABC têm garantia de cinco anos e não necessitam de recarga durante esse período. Mas, o extintor necessita de verificação periódica, de acordo com as instruções do fabricante descritas no rótulo do produto. É importante que os próprios motoristas realizem inspeção, para que conheçam o produto e evitem que seja adulterado por terceiros. Veja quais itens devem ser verificados:

1) O indicador de pressão deve estar na faixa verde.
2) O lacre ou trava deve estar íntegro.
3) A aparência geral deve estar em boas condições (sem ferrugens ou amassado).

Se o usuário observar qualquer uma destas situações acima, o extintor deve ser substituído. É importante também verificar as condições de garantia. O extintor deve ser trocado quando for utilizado ou caso a data de validade estiver expirada.


voltar