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17 de Setembro de 2014 – 04h29 horas / Cruzeiro do Sul

O secretário de Logística e Transportes do Estado de São Paulo, Clodoaldo Pelissioni, aproveitou sua visita a Sorocaba e falou sobre outras obras viárias que estão sendo implantadas pelo governo estadual na região de Sorocaba. Uma delas é a duplicação da SP-79, no trecho entre Sorocaba, Itu e Salto, que segundo o secretário, deverá ser entregue até o final deste ano. Pelissioni informou que os dois trechos – entre Salto e Itu e Itu e Sorocaba – estão com 90% das suas obras executadas, sendo que a empresa responsável é a mesma que assumiu o reinício do lote 1 da SP-264, a Sobrenco Engenharia e Comércio.

 

O que está complicando um pouco o cronograma das obras, de acordo com o secretário, seria a solução de algumas desapropriações ao longo da via. "Nós temos acordos que não podem ser pagos, porque as pessoas não têm os documentos, então precisa ser feito via Justiça. E nós temos um caso um pouco mais complicado, que é de uma empresa que está em regime de concordata", diz.

 

Ele ainda relatou que o governo estadual está concluindo um novo processo licitatório envolvendo essa rodovia, para a implantação de oito passarelas, sob um valor de R$ 15 milhões, sem ainda previsões. "O projeto da SP-79 não tinha previsão de passarelas, mas depois de reuniões com prefeitos e representantes da região incluímos as passarelas. Nós temos uma universidade em Itu, trechos muito urbanos, como Cajuru, Éden e Pirapitingui. Então onde há mais necessidade, a gente vai fazer as passarelas", afirma.

 

Marginais da Raposo

 

Outra obra anunciada pelo secretário foi o prolongamento das marginais da rodovia Raposo Tavares, até o local onde está sendo construída a Arena Multiúso – que sofre atrasos em seu cronograma, por conta da queda de sua cobertura metálica – e onde se iniciarão as obras do novo Hospital Regional da cidade, em Ipanema das Pedras. Serão aplicados R$ 24 milhões, por meio da concessionária CCR ViaOeste, que administra a rodovia, para a implantação de vias marginais e construção de um novo viaduto, junto ao já existente naquela região, na altura do quilômetro 106. "Vamos ter um novo viaduto, um dispositivo com novas alças, que vai permitir, inclusive, que as pás eólicas produzidas ali na região possam, também, seguir por essas novas alças. As obras deverão se iniciar em janeiro de 2015, com finalização prevista para julho de 2016.

 

Estrada-parque

 

Já a implantação da chamada estrada-parque, a SP-136 que liga São Miguel Arcanjo a Sete Barras, deverá ser finalizada no início do ano que vem. Se trata de um projeto inédito no Estado, que visa não interferir, causando os menores impactos possíveis, na fauna e flora existente no local, por conta do Parque Estadual Carlos Botelho. São 40 quilômetros de rodovia, feita com pavimentação de bloquetes de cimento e com passagens disponíveis aos animais que habitam o parque. (A.M.)


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