Obra na Mogi-Dutra sem previsão
Compartilhe
27 de Abril de 2015 – 05h15 horas / O Diário

Apesar das recentes declarações do secretário de Estado de Logística e Transportes, Duarte Nogueira, de que iria analisar a capacidade financeira e operacional da Galvão Engenharia, que está no centro do furacão da Operação Lava-Jato, de realizar as obras de duplicação da Rodovia Mogi-Dutra (SP-88), entre a Ayrton Senna (SP-70), em Mogi das Cruzes, e a Presidente Dutra (BR-116), em Arujá, o Departamento de Estradas de Rodagem (DER) nega que haja qualquer novidade nesse sentido e não há previsão para o início dos trabalhos.

Em nota oficial, o DER informa que “as obras para duplicação da pista e melhorias da SP-088, entre Arujá e Mogi das Cruzes, estão ainda em fase de licitação” e que “está em andamento o processo para desapropriação e a elaboração dos estudos ambientais, para as licenças”.

Na ocasião, durante uma reunião do Consórcio de Desenvolvimento dos Municípios do Alto Tietê (Condemat), realizada em Santa Isabel no mês passado, ele admitiu rever essa licitação e convocar a segunda colocada para a execução das obras, caso fosse necessário. Nogueira falou à imprensa que iria questionar a direção da Galvão, envolvida no escândalo de propinas da Petrobrás, para verificar se a empresa tinha condições financeiras de operar as obras.

Perguntado sobre o andamento dessa consulta, a assessoria de imprensa da Secretaria falou, por telefone, que não havia nada a declarar, pois o processo de licitação ainda não tinha terminado.

A Galvão negocia com a Justiça do Rio de Janeiro um acordo de recuperação judicial para evitar a falência da construtora que tem dívidas superiores a R$ 1,8 bilhão.

O prefeito de Arujá, Abel Larini (PR) acredita que o atraso no início das obras seja orçamentário. Ele afirmou que só falta a assinatura do contrato, mas que o Governo está cortando despesas “Esperamos por essa obra há mais de 12 anos e não podemos ser prejudicados. Precisa assinar o contrato, senão os serviços não começam. Acredito que com quatro meses de governo o Alckmin já consegue avaliar melhor essa questão orçamentária que, apesar da crise, precisa nos garantir esses investimentos. Vamos continuar cobrando”, destacou Larini.

Ele disse, ainda, que a intervenção é fundamental para a melhoria do sistema viário municipal e acabará com um dos maiores gargalos do trânsito, na entrada da cidade. “Sabemos que 10% dos veículos que utilizam a Mogi-Dutra no sentido Arujá seguem para Itaquaquecetuba e 90% entram na cidade para acessar a Via Dutra. Do outro lado, os veículos que vêm do Rio de Janeiro e do Vale do Paraíba com destino a Mogi precisam entrar na cidade e fazer o contorno para acessar a rodovia. Não dá mais para continuar assim”, ressaltou. (Sabrina Pacca)


voltar