Compartilhe
12 de Agosto de 2015 – 05h01 horas / A Tribuna

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) começa a retomar as obras paradas pelo Governo do Estado na Baixada Santista.

Ontem, trabalhadores da empreiteira Ferreira Guedes iniciaram os serviços de complementação da pavimentação do trecho da Pista Sul (SP-160) da Rodovia dos Imigrantes entre a ponte – já construída – sobre o Canal dos Barreiros que interliga o Jardim Caraguatá, em Cubatão, à Cidade Náutica, em São Vicente.

A obra estava parada há pelo menos dois meses. Além de exigir o término da ponte, a pavimentação do trecho sobre o Rio Casqueiro e a continuidade da ligação em Cubatão com a Pista Sul da Imigrantes, também requer serviços de drenagem no trecho de São Vicente.

Segundo o DER, as obras para duplicação da pista vão do km 62 ao km 65,2, e da nova ponte sobre o Canal dos Barreiros deverão ser concluídas entre outubro e novembro deste ano. O cronograma de obras foi restabelecido e os trabalhadores já se mobilizam no local.

Viadutos na Imigrantes

Segundo o DER, também foi determinada a retomada das obras de construção do conjunto dos dois viadutos sob a SP-160 (Imigrantes) em São Vicente, para a eliminação dos semáforos na rodovia.

As obras estavam paradas há pelo menos dois meses, segundo a empreiteira Ferreira Guedes, por atraso nos repasses das verbas devidas pelo Governo Estadual.
A empreiteira só concluiu um dos dois viadutos duplos sobre a Rua Padre Paulo Hourneaux de Moura, e iniciou a primeira fase do viaduto sobre o VLT, na Vila Margarida.

A suspensão das obras foi denunciada por A Tribuna no dia 3. Na ocasião, o DER informou que a retomada dependia de ajustes com a empreiteira o que aconteceria somente em novembro.

Por ordem do governador Geraldo Alckmin (PSDB), no dia 4, o secretário estadual dos Transportes, Duarte Nogueira, determinou a retomada de negociações com a empreiteira para que as obras fossem reiniciadas no menor prazo possível.

Ontem, o DER disse que, cumprindo essa determinação, as obras foram retomadas no final da semana passada.

“No entanto, neste primeiro momento, a empresa se mobiliza para a montagem de canteiro e retorno do maquinário. O prazo para conclusão das obras está sendo reavaliado”, assinalou, em nota para a A Tribuna.


voltar