Compartilhe
16 de Julho de 2014 – 01h36 horas / O Regional

Obras na rodovia Cesário José de Castilho (SP-321), que liga Catanduva a Novo Horizonte, foram iniciadas pela empresa contratada do Departamento de Estradas de Rodagem (DER). Em breve deve ter máquinas na pista. 

Ontem, operários faziam a medição do acostamento.

O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) informa que foram iniciadas no final de maio as melhorias na SP-321.  A empresa contratada responsável pelas intervenções é a Estrutural. “No momento a empresa executa serviços preliminares como: instalação do canteiro de obras, contratação de funcionários, topografia e restauração do pavimento existente”, afirma a assessoria de imprensa do DER.
O projeto prevê o recapeamento da pista, implantação de sinalização vertical e horizontal e melhorias no sistema de drenagem, do km 444,2 ao 491,4 da rodovia, com valor orçado em R$66 milhões. Também está incluído o trevo de acesso ao Instituto Municipal de Ensino Superior (Imes) Catanduva.

Em abril foi publicado no Diário Oficial do Estado de São Paulo, o edital 080/2013 que refere-se a contratação das obras e serviços de recapeamento e melhorias do quilômetro 444,22 ao Km 491,45, trecho entre Novo Horizonte e Catanduva.  A  vencedora da licitação foi a empresa Construtora Estrutural Ltda, de São Paulo. No edital publicado constava ainda que a empresa foi convocada a recolher a caução no valor de R$ 3.304.384,37 no prazo de cinco dias e assinar o contrato dentro do prazo de 15 dias.

Em agosto do ano passado, as propostas do processo licitatório foram conhecidas. Ainda segundo o DER, o prazo para execução das obras é de 18 meses. O Departamento informa que entre o km 444,2 e o km 491,4 serão realizados serviços de recapeamento da pista, dos acostamentos, melhorias no sistema de drenagem e sinalização.

A obra demorou pelo menos um ano para ter início novamente. Em agosto do ano passado.

O DER informava:  “O Departamento de Estradas de Rodagem (DER) mantém a previsão de início das obras da SP-321, entre Novo Horizonte, Itajobi e Catanduva, para até o final de dezembro de 2013.”, informou na época. O prazo foi protelado para janeiro e assim por diante.

Esta é a segunda vez que o Governo do Estado abre processo licitatório para a realização da melhoria. A primeira empresa a vencer o certame foi a Leão Leão que em 2012 iniciou os trabalhos, mas deixou a obra por problemas jurídicos enfrentados pela empresa. Depois disso, o trecho que receberia a melhoria teve os tra balhos paralisados e nova concorrência elaborada. Algumas medidas paliativas também foram efetuadas até a liberação da licitação. A obra tem em seu contexto a realização do trevo de acesso ao Imes, um pedido feito por diversos políticos de Catanduva.

Para a realização do trevo do Imes Catanduva ainda existe processo judicial para a desapropriação de áreas no local.


voltar