Compartilhe
14 de Abril de 2014 – 12h09 horas / CET

A partir desta segunda-feira (14/04), a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a São Paulo Transporte (SPTrans) implantam mais 2 Km de faixa exclusiva à direita para ônibus na Rua Dr. Assis Ribeiro, na Zona Leste da Cidade. Os coletivos terão prioridade de segunda à sexta-feira, das 17 às 20 horas, em direção ao Bairro no trecho entre a Rua Reverendo José de Azevedo Guerra e a Rua Serra do Itaqueri. A nova faixa complementa a já existente em ambos os sentidos da via desde 16 de dezembro último, com 8,6 Km de extensão, entre a Av. Gabriela Mistral e a Rua Reverendo José de Azevedo Guerra.

 

A implantação de uma malha expressiva de faixas exclusivas para ônibus beneficia a velocidade do transporte público e, por conseguinte, o reordenamento nos deslocamentos da população, além de favorecer a segurança viária na medida em que propicia um alinhamento organizado nos deslocamentos dos diferentes modais que compõem o nosso trânsito.


Alterações no Sistema Viário
A faixa exclusiva de ônibus será implantada na faixa de rolamento da direita, mantendo-se duas ou mais faixas destinadas ao tráfego geral de veículos. Para tanto, alterações na regulamentação de estacionamento ao longo da via são necessárias: será proibido estacionar, no sentido Bairro, nos horários de operação da faixa exclusiva.

 

Fiscalização

 

A ativação terá um período de adaptação, quando os agentes de trânsito irão orientar os motoristas para não invadirem o espaço nos horários definidos para a exclusividade dos ônibus. Daqui a duas semanas, a partir de 28/04, a fiscalização será intensificada na via.

 

Independente disso, a orientação é para que todos os motoristas respeitem a faixa exclusiva desde o início da implantação da mesma.

 

De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), transitar na faixa exclusiva à direita de ônibus é uma infração leve, com perda de três pontos na carteira e multa de R$ 53,20.

 

Recomendações ao público

 

• Respeite a sinalização;
• Se necessitar pedir informações, proceda de forma a não atrapalhar a fluidez do trânsito;
• Em caso de dúvidas, ligue 1188 – Fale com a CET. Atende 24 horas com chamada gratuita.

 

A Engenharia de Campo da CET e da SPTrans vão acompanhar o desempenho da nova faixa exclusiva, visando melhorar as condições de trânsito e preservar a segurança viária de todos os usuários.


voltar