Operação desarticula quadrilha especializada em roubo de cargas
Compartilhe
22 de Fevereiro de 2017 – 04h19 horas / CNT

Uma força-tarefa integrada pela PF (Polícia Federal), pela PRF (Polícia Rodoviária Federal) e pela Polícia Militar de Goiás deflagrou, na madrugada desta quarta-feira (22), a Operação Hicsos, para desarticular uma organização criminosa especializada no roubo de cargas de alto valor. Participam da operação cerca de 350 policiais.

 

Ao todo estão sendo cumpridos 82 mandados judiciais, sendo 37 mandados de prisão preventiva, 14 de condução coercitiva e 31 de busca e apreensão nas cidades de Goiânia, Anápolis, Aparecida de Goiânia, Trindade, Bela Vista, Leopoldo de Bulhões, Alexânia, Morrinhos, Campos Belos – no estado de Goiás, além do Distrito Federal.

 

A investigação apontou um esquema de roubo de carga financiado por empresários de inúmeros ramos do comércio, incluindo desde postos de combustíveis até supermercados e distribuidoras de alimentos e bebidas. Os financiadores pagavam em torno de 50% do valor da carga aos criminosos, que depois era vendida em estabelecimentos comerciais como se fosse mercadoria legalmente adquirida. 

 

A organização criminosa chegou, inclusive, a fazer falsas barreiras utilizando coletes de fiscalização e de veículos equipados com sirenes e giroflexos. O grupo avaliava a carga de cada caminhão parado e, quando deparava com uma carga de alto valor, anunciava o assalto. Para facilitar a ação, os bandidos utilizavam-se de equipamentos de alta tecnologia evitando, assim, que o veículo fosse rastreado.

 

Estima-se que a quadrilha era responsável por uma média de 25 roubos por mês, gerando um prejuízo de R$ 30 milhões, dinheiro que servia para abastecer outras atividades criminosas que incluíam o tráfico de drogas e armas e roubos a banco.

 

Os investigados responderão pelos crimes de roubo qualificado, cárcere privado, lavagem de dinheiro, organização criminosa, tráfico de drogas e receptação.

 

O nome da operação, Hicsos, faz referência a um povo que invadiu a região oriental do Delta do Nilo durante a décima segunda dinastia do Egito, conhecidos, no mundo antigo, como saqueadores e ladrões.


voltar