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13 de Outubro de 2015 – 10h03 horas / Capital News

Instalar um tag para pagamento eletrônico de pedágio, pode minimizar o impacto provocado pelo início da cobrança de pedágio na BR-163, que corta de Norte a Sul o estado do Mato Grosso do Sul.

Com ele, o veículo não precisa parar na cabine para que o pagamento seja feito: “Isso significa economia real de combustível e de tempo – e, portanto, de custo – e ainda redução da emissão de poluentes”, explica João Cumerlato, diretor-superintendente da ConectCar, uma das operadoras de pagamento eletrônico de pedágio que atua na BR-163.

A redução dos gastos é importante principalmente para setores que utilizam as rodovias para transportar sua produção e para os caminhoneiros autônomos e donos de frotas, já que o próprio Sindicato das Empresas de Transporte de Cargas e Logística de MS (Setlog-MS) divulgou que a cobrança do pedágio poderá aumentar o frente em até 8%.

Um estudo realizado na USP de São Carlos (SP) estima o tamanho da economia com o pagamento eletrônico de pedágio. Usando os dados da pesquisa e o preço atual do óleo diesel, é possível calcular o tamanho desta economia para a BR-163. Para cruzar todas as nove praças de pedágios instaladas nos 847 quilômetros da rodovia, o motorista de um caminhão de cinco eixos tem de desembolsar R$ 275 reais.

Caso faça o pagamento de forma eletrônica, ou seja, sem parar na cabine manual e dessa forma evitando a frenagem, parada completa e reaceleração do veículo, esse mesmo caminhão vai economizar 0,2 litro por parada e 1,8 litro numa única viagem. Com o preço médio do diesel em MS a R$ 2,80, a economia chega a R$ 5,04 por viagem (somente ida) ou R$ 10,08 ida e volta. Multiplicando isso pelo número de viagens feitas em um mês ou em um ano, a economia representa um corte no custo importante, principalmente para os grandes frotistas.

Em economia de tempo, o pagamento eletrônico significa 1,06 minuto a menos em cada praça de pedágio, ou seja, 9,54 minutos por viagem. Esse número leva em consideração o tempo gasto para desacelerar o veículo, fazer o pagamento manual e acelerar novamente, não contando o tempo que o motorista perde na fila do pedágio. O estudo foi realizado pelo engenheiro Gustavo Siqueira Alvarenga em 2008 na via Dutra, que liga São Paulo ao Rio de Janeiro, mas os resultados são válidos para
qualquer rodovia.

Como fazer o pagamento eletrônico

Para não parar no pedágio, o motorista deve comprar um tag e colar no para-brisa do veículo. O tag ConectCar pode ser adquirido postos de combustível da rede Ipiranga ou pela internet, no site www.conectcar.com ou pelo telefone 0800 030 2227.

São disponibilizadas várias opções de planos, com e sem mensalidade, que se adaptam ao perfil de cada usuário. Além da comodidade de passar pelas cancelas de pedágio sem precisar parar, o usuário da ConectCar possui outros benefícios, como descontos em combustíveis e na troca de óleo. A relação completa de planos e benefícios pode ser consultada no site www.conectcar.com.


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