Compartilhe
29 de Setembro de 2015 – 05h38 horas / Bem Paraná

O Paraná terá uma delegacia especializada no combate a furtos e roubo de cargas. O anúncio foi feito na manhã desta segunda-feira, 28, pelo governador Beto Richa durante a solenidade de comemoração dos 162 anos da Polícia Civil no Paraná. Ao lado do secretário de Estado da Segurança Pública e Administração Previdenciária, Wagner Mesquita, Richa elogiou a atuação da Polícia Civil e destacou sua importância para ampliar a proteção da população.

“Uma medida importante para intensificar a repressão contra esse tipo de crime, que tem sido mais comum a cada dia. Vamos criar essa delegacia para dar mais segurança para o setor produtivo”, disse o governador. Atualmente, a divisão de combate aos desvios de cargas funciona em conjunto com a divisão de estelionato. Com o decreto que será assinado pelo governador, haverá uma estrutura especifica para roubos e furtos de cargas. A delegacia ficará sediada em Curitiba e atenderá todo o interior.

MENOS HOMICÍDIOS – A solenidade de aniversário da Polícia Civil lotou o Salão de Atos do Palácio Iguaçu. O governador falou sobre os avanços conquistados nos últimos anos no combate à violência. “A Polícia Civil dá contribuição decisiva para a redução das estatísticas criminais no Estado com o aperfeiçoamento e a modernização de seu trabalho de investigação e inteligência”, afirmou.

Ele destacou a redução no índice de homicídios dolosos no Paraná. Em 2010, o índice era de 304 homicídios para cada cem mil habitantes e no final de 2014 caiu para 22,6 para cada cem mil habitantes. A meta fixada no programa Paraná Mais Seguro é chegar a 21,5 no final deste ano.

CONDIÇÃO DE TRABALHO – O governador fez um balanço da área da segurança e reafirmou o compromisso de fortalecer e garantir mais condições de trabalho aos policiais civis. Além da aquisição de 1,4 mil novas viaturas, em quatro anos e meio, o governo estadual contratou 1,8 mil policiais civis e implantou o subsídio salarial. “Essa medida tornou o salário dos agentes de segurança do Paraná um dos melhores do País”, afirmou Richa.

Ele citou, ainda, criação da Delegacia Eletrônica (que permite que o boletim de ocorrência seja feito pela internet, liberando policiais para o trabalho de investigação); a criação da coordenadoria das delegacias da mulher (que padronizou os procedimentos e fixou metas e prioridades para as 16 unidades especializadas no atendimento à mulher), e a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (que reúne as Delegacias de Crimes de Maior Complexidade, Delegacia de Homicídios, Delegacia de Pessoas Desaparecidas). Foram inauguradas as subdivisões policiais de Cianorte e Arapongas.

CRIMES ELUCIDADOS – O secretário da Segurança Pública também elogiou a atuação dos policiais civis e disse que a corporação faz tem feito um extraordinário trabalho no combate à criminalidade no Paraná.

Wagner Mesquita citou como exemplo a grande quantidade de crimes elucidados e a prisão das quadrilhas de explosão de caixas eletrônicos. “Com muita dedicação e comprometimento, nossos policiais civis conseguem realizar um ótimo trabalho de inteligência para garantir a segurança e integridade dos paranaenses”, afirmou.

HOMENAGEM – Durante a solenidade, foram entregues homenagens por tempo de serviço e pelos serviços prestados pelos policiais civis. Entre os homenageados estava o delegado Vilson Alves de Toledo, que recebeu uma medalha de prata por 20 anos de trabalho na corporação.

“Um reconhecimento importante que nos orgulha e motiva a trabalhar ainda mais focado na nossa missão de garantir a segurança dos paranaenses”, disse ele. O governador entregou uma medalha para esposa do investigador Renato Stadler, morto durante o trabalho, no começo do ano.

HISTÓRIA – A Polícia Civil foi criada no dia 28 de setembro de 1853, através de um Decreto Imperial assinado por Dom Pedro II, número 1237, com a criação do cargo de chefe de polícia, da Província do Paraná.

Com o passar dos anos, a Polícia Civil criou diversas unidades policiais em todas as regiões do Paraná.

Inicialmente vieram os distritos policiais do Estado, que atendem preliminarmente a população, com elaboração boletins de ocorrência, orientações, investigações e prisões.

Logo após foram criadas 22 Subdivisões Policiais (SDP) no interior. “A polícia civil desempenha o seu papel administrativo e preventivo ao longo dos tempos, com objetivo de coibir infrações penais, apurar os fatos e esclarecer os delitos com a identificação dos responsáveis”, explicou o delegado-geral da Polícia Civil do Paraná, delegado Julio Cezar dos Reis.

PRESENÇAS – Estiveram presentes na cerimônia, a secretária do Trabalho e Desenvolvimento Social, Fernanda Richa, a secretária da Administração e Previdência, Dinorah Nogara, o diretor de Operações do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), Wilson Quinteiro, e os deputados estaduais Doutor Batista, Pedro Lupion, Artagão Junior, Alexandre Curi e Hussein Bakri.


voltar