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11 de Julho de 2016 – 05h59 horas / ARTESP

Com o objetivo de alertar sobre os perigos de usar o celular, seja para atender ligações, ver ou mandar mensagens, enquanto o motorista está ao volante, a ARTESP – Agência de Transporte do Estado de São Paulo – e as 20 concessionárias que administram as rodovias concedidas do Estado participam da campanha de segurança veicular desenvolvida pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, Anfavea, neste mês de julho, como parte das celebrações dos 60 anos da entidade.

 

Nas rodovias, os motoristas já estão sendo chamados à reflexão pela mensagem “Desligue o celular. Ligue a vida!”, exibida nos painéis eletrônicos espalhados por diversos pontos dos 6,4 mil quilômetros de malha sob concessão. "É um trabalho muito importante. Estamos juntando os esforços para ampliar as ações de conscientização de motoristas, passageiros e também dos futuros motoristas, que são as crianças. Muitos acidentes poderiam ser evitados se todos os ocupantes dos veículos estivessem usando cinto de segurança, inclusive no banco traseiro", diz o diretor geral da ARTESP, Giovanni Pengue Filho.

 

Aproveitando as férias escolares, no último final de semana, dias 09 e 10, a Artesp e a concessionária Ecopistas garantiram todo apoio operacional no posto de serviço do km 94 da Rodovia Carvalho Pinto, em São José dos Campos, para o “Patrulha Mirim: Unidos pela Segurança”. A ação será levada também para a cidade de Louveira nos dias 30 e 31 de julho, no posto de serviços do km 72 da Rodovia Anhanguera, com a concessionária Autoban.

 

Serão desenvolvidas atividades lúdicas e interativas com crianças em espaços nos postos que terão decoração personalizada para despertar maior interesse dos futuros motoristas.

 

As crianças serão recebidas por profissionais caracterizados como patrulheiros. Ao entrar no espaço exclusivo, elas assistirão a um vídeo que explica a importância do uso do cinto de segurança. O equipamento pode salvar vidas. Em caso de acidentes, o cinto de segurança impede que o corpo seja projetado para frente ou para fora do veículo. No vídeo, as crianças também terão noção de como o uso do celular altera os reflexos e tira a atenção do motorista, aumentando expressivamente o risco de acidentes.

 

As crianças ainda receberão o “kit Especial de Patrulheiro Mirim”, com adesivos, uma insígnia de patrulheiro e um talão de multas. A ideia é que elas “multem” os familiares e amigos adultos que não usam cinto de segurança ou não exigem que os demais ocupantes do veículo conectem o equipamento, e também “multem” os adultos que imprudentemente dividem a atenção ao volante com o aparelho celular.

 

Além da campanha de segurança veicular, crianças e adultos poderão participar também da Campanha do Agasalho 2016. Caixas da campanha desenvolvida pelo Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo serão disponibilizadas nos postos para guardar doações de roupas e cobertores em bom estado, que ao final da campanha, serão entregues a instituições beneficentes cadastradas no Fundo Social.

 

Uso do cinto

 

Pesquisas realizadas pela ARTESP mostram que é grande o índice de pessoas que não utilizam o cinto de segurança, principalmente no banco traseiro dos veículos. No último levantamento, realizado em agosto do ano passado, foi constatado que 9% dos condutores não utilizavam o equipamento em todo o Estado, 11% dos passageiros do banco dianteiro descartavam o uso do cinto; e no banco traseiro o índice de não utilização foi de 38%. Em etapa da pesquisa realizada em dezembro de 2014, 53% dos passageiros do banco traseiro não utilizavam cinto de segurança nos trechos rodoviários pesquisados. No último levantamento, feito em agosto do ano passado, o percentual de uso do cinto no banco traseiro subiu para 77%, após campanha de conscientização desenvolvida pela Agência e concessionárias de rodovias.


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