Compartilhe
25 de Agosto de 2015 – 05h05 horas / G1

A Avenida Paulista pode ser fechada de forma definitiva para a circulação de veículos a partir do próximo domingo (30). O secretário de Transportes do município, Jilmar Tatto, afirmou nesta segunda-feira (24) que a decisão técnica sobre os impactos no trânsito será divulgada ainda nesta semana.

"Pode ser fechada a partir do próximo domingo e todos os domingos", afirmou. Os veículos ficariam proibidos de circular na via entre as 9h e as 17h.

A via foi fechada no último domingo (23) em um segundo teste da Prefeitura para determinar se é viável ou não o fechamento definitivo da avenida todos os domingos. O primeiro teste tinha sido na inauguração da ciclovia da Avenida Paulista, em 28 de junho. Agora, o teste aconteceu durante inauguração do trecho de ciclovia na Avenida Bernardino de Campos, ligando as ciclovias da Vergueiro e da Paulista.

A Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) está fazendo um relatório sobre a circulação de veículos na região no último domingo. Segundo o secretário, o fechamento ocorreu dentro de uma normalidade, sem trazer prejuízos a hospitais.

Tatto destacou que a decisão final será do prefeito Fernando Haddad (PT), mas que o aval já foi dado pela sua secretaria. "Do ponto de vista técnico me parece que não vai haver essa dificuldade, pelo menos o que eu conversei ontem à noite com a área operacional da CET", declarou. "Estão fazendo ajustes para evitar transtornos de quem mora ou trabalha lá. O Transporte [secretaria] está preparado para liberar a Paulista aos domingos para todos".

Segundo a CET, os carros particulares que estiverem levando pacientes em situação de emergência aos hospitais da região da Paulista poderão ter a passagem liberada e ser monitorados até chegar ao destino.

Ministério Público

O secretário disse que a Prefeitura irá responder nesta semana os questionamentos do Ministério Público. Na quinta-feira (20), a Promotoria recomendou que a avenida não fosse fechada. Um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado em 2007 limitou o fechamento da avenida em apenas três vezes por ano. Essas ocasiões costumam ser a Parada Gay, a Corrida de São Silvestre e o Réveillon.

"Eu acho que há uma certa confusão no TAC em relação ao que diz o TAC e o que diz essa decisão de abrir a Paulista todos os domingos. Quando foi feito o TAC, era mais para eventos privados. O que nós estamos tratando não é isso", defendeu ele. Segundo o secretário, a medida é uma política pública que beneficia o paulistano. No entanto, Tatto garantiu que vai manter o diálogo com o Ministério Público. "Ninguém quer conflito", ressaltou.

Outras vias

Além da Avenida Paulista, a Prefeitura estuda fechar outras vias aos domingos para circulação de veículos.

"Não é só a Paulista, nós estamos falando de várias vias da cidade que poderão ser abertas aos pedestres nos finais de semana pra usar como se fosse um parque, uma área de lazer e uma coisa agradável para a cidade", afirmou.

Segundo Tatto, o levantamento das vias está sendo feito em conjunto pela Secretaria de Transportes e Secretaria das Subprefeituras. Algumas vias que também podem ser abertas para ciclistas e o público são: Avenida Atlântica, Avenida Faria Lima, Avenida Tiquatira, Avenida Brás Leme, Avenida Sumaré e Rua dos Patriotas, entre outras.


voltar