Compartilhe
18 de Setembro de 2014 – 04h59 horas / R7

Segundo pesquisa do Ibope, 43% das pessoas querem rodízio de dois dias na cidade

Uma pesquisa sobre mobilidade urbana divulgada nesta quinta-feira (18) mostrou que o paulistano está usando mais o carro no último ano. Ao mesmo tempo, a maior parte da população está disposta a trocar o automóvel pelo transporte coletivo, desde que haja melhorias na prestação do serviço.

Em 2013, eram 52% o número de paulistanos com carro. Em 2014, esse número passou para 62%. O crescimento foi observado em todas as faixas de renda, escolaridade e região da cidade. Destes, 38% utilizam os veículos todos os dias, índice 11% maior do que o do ano passado.

Ao mesmo tempo, 88% dos paulistanos disseram ser favoráveis às ciclovias e 90% aprovam as faixas exclusivas para ônibus.

A pesquisa foi realizada pelo Ibope a pedido da Rede Nossa São Paulo e acontece pelo oitavo ano consecutivo.

De acordo com o levantamento, 71% dos paulistanos deixariam o carro em casa se houvesse “uma boa alternativa de transporte público”. O índice corresponde a cerca de 2,3 milhões de paulistanos. Entre os principais problemas citados estão lotação, tempo de espera e poucas linhas de ônibus.

O prefeito Fernando Haddad, que participou do lançamento da pesquisa, enfatizou que a população entende que o transporte público e o individual não motorizado precisam de atenção da gestão municipal.

— Eu não tenho nada contra o carro. Eu tenho a favor do pedestre, dos ônibus, dos transportes públicos.  E só uma questão de equilibrar o jogo a favor de outros modais que são sustentáveis.

Trânsito

Os paulistanos também estão mais favoráveis à ampliação do rodízio de veículos. Subiu de 36% para 43% os que gostariam que a restrição aos carros fosse ampliada para dois dias.  Não é para menos. Afinal, 70% das pessoas consideram o trânsito da cidade ruim ou péssimo.

O tempo médio gasto com deslocamento na cidade todos os dias chega a duas horas e 46 minutos.

Uma parcela significativa da população (41%) defende o passe livre no transporte público para todos os usuários.

Respeito

Os entrevistados também avaliaram que caiu o respeito às faixas de pedestre no último ano. Entre os usuários de carro, no entanto, 90% defendem multa para quem invade as faixas. Quanto aos ciclistas e motociclistas, 80% acreditam que eles são muito desrespeitados no trânsito.

Qualidade de vida

A capital paulista foi avaliada como um lugar bom ou ótimo para se morar para 66% dos entrevistados. A saúde continua sendo a maior preocupação dos paulistanos. Mas o destaque está para o abastecimento de água. Em 2013, este item era o 18º colocado no ranking de problemas da cidade. Hoje, ele é o 6º maior motivo de preocupação.

A pesquisa ouviu 700 pessoas entre os dias 29 de agosto e 3 de setembro. A margem de erro é de quatro pontos percentuais para mais ou para menos.


voltar