Até outubro deste ano, uma nova tecnologia de “tags”, os dispositivos que abrem as cancelas de pedágio, deve entrar em funcionamento nas rodovias de São Paulo. O sticker tag, uma etiqueta adesiva com as mesmas funções do equipamento utilizado atualmente, promete baratear os pacotes de cobrança eletrônica nas rodovias privatizadas no Estado.
O tag atual, semelhante a um maço de cigarro, custa cerca de US$ 8 (cerca de R$ 24). Com o tag em formato adesivo, o custo final do produto será ainda menor, de imediato com redução de 50% do valor, e cairá ainda mais quando o processo de fabricação estiver consolidado para o mercado nacional, podendo a chegar próximo dos U$ 2 (cerca de R$ 6).
Dentro do adesivo haverá um chip e uma espécie de antena, feita com fios de cobre, que se comunicará com as praças de pedágio. A tecnologia já é utilizada em estradas nos Estados Unidos e no Rio Grande do Sul, pela Sem Parar.
Hoje, nos 6,5 mil quilômetros de rodovias sob concessão, cerca de 57% dos pagamentos de pedágio são feitos por meio do modelo eletrônico. Com mais esta inovação, o Brasil passa a ter uma tecnologia única no mundo, com ampla oferta de produtos (tags e antenas), empresas de certificação dos equipamentos e operadoras dos serviços de pedagiamento.
Sticker tag
O tag em formato de adesivo foi desenvolvido pela empresa Sem Parar. A empresa responsável pela certificação do produto foi a NCC Certificações do Brasil Ltda., um centro de certificação oficial autorizado pela Artesp dentre outros dois disponíveis. O Sem Parar irá comercializar o sticker tag amplamente para o mercado, de forma que as outras operadoras também poderão oferecer o produto a seus clientes.
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