Compartilhe
02 de Março de 2018 – 16h48 horas / NTC&Logística

Ocorreu, na noite de quarta (28), a cerimônia de entrega da Ordem do Mérito do Transporte Brasileiro – Medalha JK a 15 personalidades que se destacaram pela prestação de serviços relevantes ao setor de transporte, nas diferentes modalidades.

 

A Medalha JK, concedida pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), é o símbolo maior do reconhecimento dos transportadores brasileiros àqueles que doaram talentos, competências e esforços pessoais pela melhoria do setor no Brasil. Instituída em 1991, tem como patrono o ex-presidente da República Juscelino Kubitschek, fundador de Brasília e um dos principais incentivadores do desenvolvimento do Brasil.

 

O grande homenageado da noite foi José Fioravanti, agraciado com a medalha no grau Grã-Cruz. Também foram entregues medalhas nos graus Grande Oficial e Oficial.

 

O vice-presidente da CNT, Eurico Divon Galhardi, que representou o presidente Clésio Andrade, destacou, durante a solenidade, a relevância do trabalho dos homenageados para o transporte. "Cada um, no seu campo de atuação, está fazendo a sua parte. O que queremos é inovar, gerar empregos, contribuir para o desenvolvimento do país e o bem-estar dos brasileiros. Ser transportador é carregar a bandeira do progresso", afirmou.

 

Conheça os agraciados:

 

GRÃ-CRUZ
José Fioravanti: ocupou os cargos de vice-presidente da CNT e presidente da seção dos Transportadores Autônomos de Passageiros e de Cargas da Confederação. Foi presidente da Fetacesp (Federação dos Taxistas Autônomos do Estado de São Paulo) e diretor e delegado sindical da Fencavir (Federação Nacional dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros). Como representante dos transportadores autônomos, atuou para a obtenção da isenção de IPI e ICMS para veículos novos e isenção de IPVA para os taxistas.

 

GRANDE OFICIAL
João Antonio Setti Braga: vice-presidente metropolitano da Fetpesp (Federação das Empresas de Transportes de Passageiros do Estado de São Paulo), instituição da qual é cofundador, e presidente do Conselho Diretor do CMT (Consórcio Metropolitano de Transportes) de São Paulo. É sócio proprietário e diretor das Empresas Auto Viação ABC Ltda., São Bernardo do Campo SPE Ltda., Metra Sistema Metropolitano de Transportes Ltda., Empresa de Transporte Publix Ltda. e Eletra Industrial Ltda. É um dos fundadores da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos) e hoje atua como conselheiro titular em São Paulo.

 

Ari Rabaiolli: presidente da Fetrancesc (Federação das Empresas de Transporte de Carga e Logística no Estado de Santa Catarina) e do Conselho Regional do SEST SENAT Santa Catarina. Também é presidente da Transpocred (Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Empresários de Transportes do Estado de Santa Catarina). Natural de Erechim (RS), iniciou a vida profissional como bancário, em Chapecó (SC). Em 1989, começou a atuar no transporte, quando fundou a transportadora Aceville Transportes, com sede em Joinville (SC). Foi presidente do Setracajo (Sindicato das Empresas de Transportes e de Operações Logísticas de Joinville).

 

Aparecido Fagundes da Silva: presidente do Sinditáxi-JF (Sindicato dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros de Juiz de Fora e Região), diretor da Fencavir (Federação Nacional dos Taxistas e Transportadores Autônomos de Passageiros) e membro do Conselho Regional do SEST SENAT de Minas Gerais. Também atua como membro do Settra (Conselho Municipal de Transporte de Juiz de Fora) e do Conselho Municipal de Turismo de Juiz de Fora.

 

Laira Vanessa Lage Gonçalves: pós-graduada em economia do setor público pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), foi diretora do Departamento da Marinha Mercante no Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil, entre 2015 e 2017, e também coordenadora-geral de captação de recursos para ações de transportes entre 2014 e 2015. Atuou como assessora econômica do Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão no período de 2008 a 2012. Exerceu consultoria em entidades privadas e a coordenação de Administração da Dívida Pública da Secretaria do Tesouro Nacional.

 

José Eduardo Ribeiro Copello: diretor-presidente da CTB (Companhia de Transportes do Estado da Bahia) e conselheiro da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos). Também é membro do Conselho de Administração da Bahiainveste – Empresa Baiana de Administração de Ativos S.A. Foi membro do Conselho de Meio Ambiente da Fieb (Federação das Indústrias do Estado da Bahia). É mestre em administração pela UFBA (Universidade Federal da Bahia), com especialização em gestão ambiental na indústria pela Carl Düisberg Gessellschaft, na Alemanha.

 

Dario Rais Lopes: secretário nacional de Aviação Civil do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e presidente do conselho da Valec – Engenharia, Construções e Ferrovias S/A. Também foi secretário nacional de Transporte e da Mobilidade Urbana, do Ministério das Cidades. Na vida pública, ocupou ainda os cargos de secretário nacional de Transporte e Mobilidade Urbana, no Ministério das Cidades; secretário dos Transportes do Estado de São Paulo; superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo e presidente da Dersa (Desenvolvimento Rodoviário S/A.).

 

Oswaldo Dias de Castro Júnior: desde 2012, está à frente da Golden Cargo, que trabalha na logística de produtos químicos embalados e insumos ao agronegócio. É um dos fundadores da Abol (Associação Brasileira de Operadores Logísticos), tendo ocupado a presidência do Conselho Deliberativo da instituição entre 2016 e 2017. Foi diretor-geral da Expresso Araçatuba e, com a aquisição da companhia pela TNT em 2009, assumiu a diretoria geral da empresa. Também exerceu a vice-presidência da TNT Mercúrio e da TNT Express.

 

OFICIAL
Albert Andrade: diretor de tecnologia e modernidade no SetraBH (Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte). É diretor-presidente do Transfácil – Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus, da capital mineira. Entre as atividades, estão a operação do sistema BRT Move. Desde 2017, é conselheiro diretor titular de Minas Gerais da NTU (Associação Nacional das Empresas de Transportes Urbanos). Iniciou suas atividades na viação São Geraldo, em 1972, sempre empenhado em manter a estrutura administrativa, operacional e financeira da empresa familiar.

 

Baldomero Taques Filho: diretor-geral da Utilíssimo Transportes, que atua em São Paulo e no Rio de Janeiro. Foi presidente do Sindicarga (Sindicato das Empresas do Transporte Rodoviário de Cargas e Logística do Rio de Janeiro) e diretor da NTC&Logística (Associação Nacional do Transporte de Cargas e Logística). Na década de 1960, em Londrina, trabalhou na Lubarsa (Lubrificantes Bardahl S.A.), onde se associou a Rubens Carvalho na fundação da Sencorá (Serviço de Encomenda Rápida). Em 1975, adquiriram a Utilíssimo e, em 1980, fundiram as empresas e criaram a Utilíssimo Transportes.

 

Antônio Rodrigues da Silva: em 2008, elegeu-se presidente do Sindicato dos Taxistas Autônomos de Sorocaba, onde atua até hoje lutando pelos trabalhadores dessa categoria. É também o atual tesoureiro da Federação dos Taxistas Autônomos do Estado de São Paulo e, desde 1983, exerce a profissão de motorista de táxi. Nasceu em Nazaré, no Maranhão, e trabalhou no campo até os 22 anos para ajudar a família. Aos 24 anos, mudou-se para Teresina (PI), onde trabalhou como ajudante de pedreiro e mestre de obra. Chegou a Sorocaba (SP) aos 34 anos.

 

Jorge Afonso Pereira: presidente do Syngamar (Sindicato das Agências de Navegação do Estado do Maranhão), desde 1988, vice-presidente da Fenamar (Federação Nacional das Agências de Navegação Marítima) e diretor da CNT. Também é presidente da Even Keel Ltda., onde sempre demonstrou capacidade de liderança e visão de mercado. Agente marítimo e representante da Norsul do Brasil, no Maranhão, é também o segundo vice-presidente da Soamar (Sociedade Amigos da Marinha), no Maranhão.

 

José Osvaldo Cruz: especialista técnico de relações institucionais da VLI S.A. desde 2011. Em 1978, foi admitido na Fepasa (Ferrovia Paulista S/A) e vem atuando fortemente, desde então, na área ferroviária. Foi diretor de desenvolvimento de novos negócios e assessor da Presidência da Brasil Ferrovias. Em 2007, entrou na Ferrovia Centro Atlântica (FCA) como gerente de relações institucionais. Também teve uma experiência na ferrovia canadense CN Rail.

 

Celso Delle Donne Luchiari: é presidente e sócio da Transportadora Americana Ltda. Fundada há mais de 70 anos, tem uma história de seriedade, compromisso e êxito em relação ao crescimento do transporte. Também é um dos fundadores da Abol (Associação Brasileira de Operadores Logísticos), onde ocupa o cargo de presidente do Conselho de Ética. Em 1975, criou um centro de treinamento e desenvolvimento de pessoas para atender à demanda das empresas TA. A partir daí, criou a Universidade do Transporte, que evoluiu e abriu suas portas ao mercado.

 

Felipe Carreras: secretário de Turismo, Esportes e Lazer de Pernambuco, tem investido nos principais pilares do turismo: capacitação, estruturação e promoção. Também tem se dedicado à ampliação da malha aérea pernambucana, com a conquista de novos voos nacionais e internacionais para a região. Já foi secretário de Turismo da prefeitura, e um dos projetos de sua autoria é o da Ciclofaixa Móvel de Turismo e Lazer. Outro programa importante foi o do Recife Antigo de Coração.


voltar