Pesquisa e Prêmio IER 2018
Compartilhe
29 de Agosto de 2018 – 17h53 horas / SETCESP

Durante o 32º Fórum Paulista do Transporte – Mobilidade e Abastecimento Urbano, realizado na sede do SETCESP nesta terça-feira (29) foi apresentado pelo Diretor da Especialidade de Abastecimento e Distribuição do SETCESP, Marinaldo Reis, os resultados da pesquisa IER – Índice de Eficiência no Recebimento na Região Metropolitana e a entrega do Prêmio IER 2018.

 

A Pesquisa IER foi desenvolvida pela Diretoria de Especialidade de Abastecimento e Distribuição (DEAD) do SETCESP e atualmente é realizada pelo IPTC – Instituto Paulista do Transporte de Carga. O estudo tem como objetivo identificar e mensurar a eficiência no recebimento de mercadorias em grandes polos recebedores de carga da Grande Região Metropolitana de São Paulo.

 

Nesse ano foram 416 estabelecimentos pesquisados englobando atacadistas, centros de distribuição, home centers, magazines e supermercados. No total, foram avaliadas 21 esferas da infraestrutura e dos processos dos estabelecimentos pesquisados, concluindo que o IER médio deste ano é de 52,99%, contra 59,41% de 2017. Se considerarmos o tempo médio de descarga (TMD), o IER cai para 24,38%, contra 35,79% do ano passado.

 

O TMD apurado neste ano é de 3h22, contra 2h52 de 2017. Isso tem um grande impacto no setor, já que o custo deste tempo parado para uma carreta de 27 toneladas, por exemplo, é de R$312,80 por veículo por operação. Considerando que um centro de distribuição chega a receber entre 280 e 300 carretas de carga por dia (além das entregas realizadas com outros veículos de menor porte), e que em alguns locais o TMD pode atingir 12h00, os custos para as transportadoras são exponenciais e isso se reflete diretamente em toda a sociedade.

 

“Essa pesquisa é muito importante no sentido de melhorar a infraestrutura e trabalhar as melhores práticas com os estabelecimentos pesquisados já que isso influencia diretamente nos custos das transportadoras e dos próprios locais que são geradores deste tráfego. Quanto menos caminhões estiverem parados aguardando para descarregar, melhor a qualidade de vida de toda a sociedade do entorno”, destacou Marinaldo.

 

A apresentação utilizada no evento pode ser acessada na íntegra aqui.

 

Prêmio IER 2018

Realizado há mais de 15 anos essa premiação tem como seu principal objetivo identificar e reconhecer o estabelecimento com melhor IER e com isso incentivar os demais a melhorar as suas práticas de recebimento de carga.

 

A rede com melhor IER em 2018
A rede com melhor IER em 2018 foi a NETSHOES com 3h38 de tempo médio de descarga.

 

A rede que mais subiu no ranking, em relação a 2017
A rede que mais subiu no ranking, em relação a 2017, saltando 12 posições foi a C&C alcançando o IER de 36,32% considerando o tempo médio de descarga.


voltar