Compartilhe
25 de Abril de 2016 – 02h51 horas / Portal Correio

As placas de veículos emitidas no Brasil terão novo padrão a partir de 1º de janeiro de 2017, seguindo o que é adotado nos países do Mercado Comum do Sul (Mercosul, formado pelo Brasil e outros quatro países da América do Sul). As informações foram divulgadas na última sexta-feira (22) pela Companhia de Policiamento de Trânsito em Campina Grande (CPTran).

 

Os veículos que têm as placas que valem até o fim deste ano poderão fazer a substituição a partir de janeiro de 2017 pelo novo modelo em caso mudança de município, substituição das placas ou nova lacração, mantendo os caracteres originais.

 

As novas placas deverão ter o fundo branco, margem superior azul, logotipo do Mercosul do lado esquerdo; a bandeira do Brasil do lado direito; e no centro o nome ‘Brasil’.

 

Outra mudança para os veículos novos será quanto aos caracteres alfanuméricos (letras e números), que passarão a possuir quatro letras e três números, com sequência organizada em forma de arranjo pelo Departamento Nacional de Trânsito.

 

A cor do fundo das placas será sempre branca. O que varia, é a cor da fonte. Para veículos de passeio, cor preta, para veículos comerciais, vermelha, carros oficiais, azul, em teste, verde, diplomáticos, dourado e de colecionadores, prateado;


voltar