Compartilhe
21 de Agosto de 2015 – 10h28 horas / CNT

A Fenasdetran (Federação Nacional das Associações de Detrans) lançou, nessa terça-feira (18), o plano de ações do Projeto Trânsito Seguro. A iniciativa está inserida na Década de Ação pela Segurança no Trânsito, instituída pela OMS (Organização Nacional da Saúde) para os anos de 2011 a 2020. O lançamento ocorreu na Câmara dos Deputados, em Brasília (DF).

O conjunto de ações previstas parte da necessidade de aumentar a fiscalização, melhorar a qualidade de vida, mas, principalmente, educar as pessoas para mudar a realidade de insegurança do trânsito.

O plano de ações prevê, ao longo de dois anos, uma série de ações dos Detrans em escolas públicas, associações comunitárias e universidades, além de fortalecer a relação com órgãos públicos.

O Brasil foi um dos primeiros países que assinaram, em 2009, a resolução das Nações Unidas. Ela prevê o compromisso de realizar mais de 10 mil ações educativas em todo o Brasil no período.

O presidente da Fenasdetran, Mário Conceição, chama atenção para o número de acidentes de trânsito no país. Segundo ele, em média, morrem 130 pessoas e ocorrem 1.300 acidentes de trânsito, por dia. Além disso, cerca de R$ 40 bilhões são gastos pelo governo por ano em despesas que vão desde a remoção dos acidentes até o pagamento de indenizações, como o seguro obrigatório e os gastos com o SUS (Sistema Único de Saúde). Mário alerta ainda que 75% dos leitos em hospitais públicos estão ocupados com pessoas vítimas de acidentes de trânsito.

De acordo com o Ministério da Saúde, foram 42.266 mortes por acidentes de trânsito, em 2013, e 201 mil feridos, em 2014. Nesse mesmo ano, houve o pagamento de 52.200 indenizações por morte e 596 mil por invalidez.

Com informações da Agência Câmara de Notícias


voltar