Polícia apreende carga de defensivos e prende quatro
Compartilhe
30 de Abril de 2014 – 02h00 horas / Diário de Cuiabá

Quatro integrantes de uma quadrilha suspeita em roubos de cargas de defensivos agrícolas na região sul de Mato Grosso foram presos por policiais civis. Os produtos eram vendidos ou trocados por carros e outros equipamentos, como barco ou eletrônicos. A prisão ocorreu nesta terça-feira durante “Operação Tesouro” desencadeada pela Gerência de Combate ao Crime Organizado em Rondonópolis (cidade a 210 quilômetros ao sul de Cuiabá).

Além do roubo e furto de defensivos a quadrilha também estaria envolvida em roubos de veículos, principalmente caminhonetes na região Sul de Mato Grosso, que eram levados para a Bolívia, possivelmente trocados por entorpecentes. Alguns carros foram desmanchados.
 

O carregamento de 375 caixas de duas marcas diferentes de defensivos, líquido e em pó, foi localizado escondido dentro de uma casa vazia, no assentamento rural “Beleza”, localizado em Juscimeira (cidade a 160 quilômetros ao sul de Cuiabá). Os produtos roubados estão avaliados em cerca de R$ 600 mil.


Os agrotóxicos foram transportados para Guiratinga, onde a Polícia Civil irá confirmar com as notas fiscais de compra se os produtos pertencem ao lote roubado de uma fazenda daquele município, no final do ano passado.


De acordo com a delegada Ligia Pinto Silveira, o roubo ocorreu em uma fazenda no Distrito de Tesouro, em Guiratinga, em 18 de dezembro de 2013. Na ocasião, ao menos 15 homens fortemente armados invadiram a propriedade rural, renderam funcionários e saíram carregando diversas unidades de agrotóxicos, um veículo Strada e uma espingarda calibre 12. O veículo foi abandonado posteriormente.


A delegada acrescentou que os cinco suspeitos são os executores do assalto e três deles têm mandados de prisão por outros crimes cometidos em Mato Grosso. Um dos acusados foi a pessoa que carregou o material da fazenda do Distrito de Tesouro, transportando em um caminhão até o assentamento, onde os produtos ficaram aguardando para ser revendido, como se fosse legal, a produtores rurais da região ou outras localidades.


O delegado Flávio Henrique Stringueta, titular do GCCO informou que os defensivos roubados na região sul de Mato Grosso também podem estar sendo direcionados a compradores no estado de Goiás, devido à proximidade.


“Em regram as quadrilhas cometem os roubos direcionados a compradores. No caso dos defensivos recuperados aqui, acreditamos que estavam aguardando para não serem descobertos pela Polícia”, declarou. Ele lembrou que as localidades com mais registros de roubos e furtos são os municípios de Diamantino, Sapezal, Campo Novo Parecis e o Sul de Mato Grosso, onde há plantio de grãos quase o ano inteiro.


voltar