Compartilhe
16 de Junho de 2015 – 04h52 horas / G1

A Polícia Civil desarticulou um esquema de falsificação de documentos de veículos, no Ceará. O chefe da operação foi preso em casa, no Bairro Parque Santana, em Fortaleza. Com ele, os policiais apreenderam 70 folhas de Documento Único de Transferência (DUT) de automóveis e materiais utilizados no falso preenchimento dos papéis. Segundo a polícia, as investigações duraram três meses.

No imóvel, os policiais civis ainda apreenderam computadores com informações de veículos, HD externo e material utilizado no acabamento de placas, além de documentos falsificados, como duas certidões de nascimento e anotações com diversas placas de veículos.

O preso foi conduzido a sede da Delegacia de Roubos e Furtos de Veículos e Cargas (DRFVC) e autuado em flagrante por receptação, falsidade ideológica e uso de documento falso. Durante o interrogatório, os policiais descobriram que o homem usa nome falso. A polícia trabalha agora para descobrir a sua real identidade.

Esquema criminoso

Dois Boletins de Ocorrência (BO) foram registrados pelo furto de DUTs do Detran em 2013 e 2014. As duas situações somam cerca de 1 mil e 200 documentos subtraídos da instituição. De acordo com a polícia, o suspeito preenchia as folhas dos DUTs furtados clonando informações e placas de outros veículos e repassava o material para criminosos que circulavam com carros roubados. Inclusive, o acusado possuía um programa em seu computador que anexava falsas informações ao papel original do DUT com padrão de impressão semelhante ao utilizado no Detran.

Os dados eram clonados de carros com características como ano, cor e modelo semelhantes ao automóvel subtraído. Assim, quaisquer infrações cometidas eram encaminhadas ao proprietário legal da placa ou documento clonado. As adulterações eram feitas e repassadas por meio de encomendas.

O suspeito é considerado, pela polícia, um dos cabeças do esquema criminoso. Ele confessou a atividade ilícita e alegou que recebia os DUTs de um homem que adquiria o material das mãos de um profissional terceirizado do Detran. As investigações sobre o caso deverão continuar.


voltar