Compartilhe
06 de Outubro de 2016 – 04h31 horas / Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil

O ministro dos Transportes, Portos e Aviação Civil, Maurício Quintella, determinou ao DNIT/Santa Catarina liberasse ao público a Ponte sobre o Rio Tubarão no último fim de semana, marcando o final das obras de duplicação da 101 Sul no estado. A ponte era a última obra de arte que faltava para que os 248,5 km da 101 Sul, entre o município de Palhoça e a divisa com o Rio Grande do Sul, estivessem totalmente interligados, beneficiando 19 municípios e mais de um milhão de pessoas. A duplicação da 101 Sul começou há 10 anos e custou R$ 3 bilhões.

 

A BR toda em Santa Catarina, da divisa com o Paraná até a divisa com o Rio Grande do Sul, tem 493,5 quilômetros – 245 são da 101 Norte, entre Palhoça e a divisa paranaense, totalmente duplicada e concedida à iniciativa privada. Além da duplicação, as obras da 101 Sul envolveram a construção de 45 viadutos, 16 passarelas, 29 pontes, 71 passagens inferiores para pedestres, 10 interseções, 4 travessias, 8 acessos e 47 passa faunas. A Ponte do Rio Tubarão tem 340 metros de extensão e custou R$ 22 milhões.

 

A liberação da ponte acaba com o último gargalo do tráfego na 101 Sul. A nova ponte abriga o tráfego de veículos no sentido sul-norte, com fluxo em sentido oposto a da ponte liberada em 2010, construída durante a duplicação de pistas entre os municípios de Tubarão e Sangão. Elas ficam lado a lado, a nova recebendo tráfego sul-norte e a velha no sentido norte-sul. Até o fim de semana passado todo o tráfego fluía apenas pela ponte antiga.

 

A obra proporciona mais conforto e segurança aos moradores da região, reduzindo o número de acidentes; melhora o escoamento da produção local, contribuindo para o aumento da competitividade da região; além de permitir a interligação multimodal dos polos produtivos ao porto marítimo de Imbituba (52 quilômetros ao norte de Tubarão); e, assim, amplia a integração econômica regional, nacional e internacional. A 101 é um importante corredor logístico brasileiro que corta o país de norte a sul, atravessando 12 estados.


voltar