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24 de Julho de 2015 – 05h50 horas / Agro Olhar

Pontos emergenciais nas rodovias estaduais de Mato Grosso, como a MT-251, MT-170 e MT-130, são as prioridades da nova gestão do governo do Estado. Governo Federal deverá liberar recursos (financiamento) na ordem de R$ 470 milhões para o programa Pró-Concreto (para substituição de pontes de madeira por concreto) até o início de agosto. Obras do Rodoanel em Cuiabá iniciam em 2016.

Dentro do programa Pró-Estradas existem quatro “sub-programas” voltados para a construção, reconstrução, manutenção de estradas e um para a construção de pontes com recursos provenientes de parcerias, Fethab, governo federal, CIDE, Fonte 100 e MT Integrado.

Hoje, Mato Grosso conta com 172 frentes de trabalho abertas nas rodovias do estado e 84 parcerias fechadas com prefeituras para a recuperação de estradas, onde o governo do Estado disponibiliza óleo diesel e massa asfáltica e a prefeitura executa a obra.

“Em relação à situação que pegamos as rodovias estaduais de Mato Grosso esperamos encerrar o mandato com 100% de melhora em infraestrutura no que diz respeito à manutenção e recuperação. Estamos primeiramente atendendo os pontos emergenciais de infraestrutura, por exemplo, a MT-251 que possui 10 quilômetros de asfalto deteriorado e estamos recapando”, comentou ao Agro Olhar/Olhar Direto o secretário de Infraestrutura e Logística, Marcelo Duarte.

No último dia 15 de julho o governo federal, através da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), foram liberou R$ 470 milhões para a construção de pontes de concreto e R$ 250 milhões para restauração de rodovias. Já por meio do BNDES foram assegurados R$ 700 milhões, cuja primeira parcela de R$ 223 milhões será repassada ao governo de Mato Grosso em agosto.

De acordo com o secretário Marcelo Duarte, até o início de agosto o governo federal deverá encaminhar para Mato Grosso recurso (financiamento) de R$ 470 milhões para o Pró-Concreto. Marcelo Duarte ressalta que o montante será pago ao governo federal em 20 anos. Entre as pontes de concreto a serem construídas, no lugar das de madeira, estão algumas pontes na região da Transpanteira em Poconé.

Marcelo Duarte explica que dentro do Pró-Estradas os recursos para a construção de rodovias são provenientes do MT Integrado, CID, BNDES, Fethab e parcerias. Já o programa para reconstrução, onde já estão 17 obras em andamento, os recursos são provenientes do Fethab. O programa de manutenção das rodovias tem recursos do Fethab e da Fonte 100. “Hoje, temos 32 patrulhas, terceirizadas com receita vinda do Fethab e Fonte 100, para a manutenção de rodovias pavimentadas e não-pavimentadas”, explica.

Rodoanel em Cuiabá

O secretário de Infraestrutura e Logística de Mato Grosso destacou, ainda, ao Agro Olhar/Olhar Direto que as obras do Rodoanel em Cuiabá serão retomadas em 2016. Segundo ele, R$ 90 milhões serão destinados para a obra. “Cancelamos o edital de 2015, pois encontramos erros no mesmo. Um novo projeto está sendo feito e 2016 entra com a obra a todo o vapor”.


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