Compartilhe
17 de Outubro de 2016 – 05h34 horas / ARTESP

Determinação da ARTESP (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) junto à concessionária Triângulo do Sol fez com que fossem aceleradas as obras de recapeamento na Rodovia Washington Luís (SP-310). Até dezembro serão recapeados 40 quilômetros de pistas, segundo estimativa passada pela concessionária a técnicos da Agência no dia 7/10, durante vistoria aos primeiros trechos a receberem intervenção. Apesar de agilizar as obras, a concessionária foi notificada e será multada devido a não conformidade na qualidade do asfalto encontrada em 10 pontos entre o km 340,6 e o km 429,2, trechos onde as intervenções ainda não tiveram início.

 

Os trechos onde as obras já tiveram início, em setembro, ficam entre os km 240 e o km 290. No total foram abertas cinco frentes de trabalho, sendo que duas delas já tiveram o serviço concluído, entre o km 248 e o km 251 e entre o km 240 e o km 242. O recapeamento total do segmento da SP-310 sob concessão da Triângulo do Sol, do km 227,8 ao km 454,3, está previsto no contrato de concessão e deverá estar executado completamente até junho de 2018. Apesar de ainda haver quase dois anos de prazo para a conclusão dos trabalhos, é obrigação da concessionária manter toda a pista em condições de trafegabilidade, portanto, com o piso em ordem durante todo o período de concessão, daí a notificação pelas inconformidades encontradas pela fiscalização a partir do km 340. O valor da multa é de R$ 227,8 mil.

 

Os trabalhos do recapeamento da SP-310 tiveram início em 25 de novembro de 2015 com o levantamento realizado por uma consultoria contratada pela Triângulo do Sol, que fez o “scaneamento” de todo o trecho sob sua concessão. Esse levantamento mostrou à concessionária os diferentes níveis de deterioração do asfalto (inclusive das camadas inferiores do piso) e foi determinante para apontar onde deveriam ocorrer as primeiras intervenções. Por isso o trabalho é dividido por trechos. Os segmentos onde os problemas são menos graves receberão obras posteriormente. Atualmente as obras são responsáveis por 80 empregos diretos e mais de 150 indiretos. O investimento total até a entrega será de R$ 84,5 milhões.


voltar