Compartilhe
12 de Julho de 2016 – 03h34 horas / Jornal O Paraná

O excesso de peso nos caminhões, um dos maiores problemas em relação à conservação de estradas, fez com que 743 motoristas fossem autuados em Cascavel. De acordo com dados repassados a O Paraná pela concessionária que administra a BR-277, a Ecocataratas, por dia, durante o mês de junho, quase 25 caminhões foram flagrados pela única balança de pesagem que está em operação na região de Cascavel.

 

Conforme os dados, no mês passado 23.461 caminhões, uma média de 782 veículos por dia, foram pesados no dispositivo, instalado na rodovia próximo ao posto de fiscalização da PRF (Polícia Rodoviária Federal) e do trevo de acesso à PR-180.

 

Segundo a Ecocataratas, 545 caminhões foram autuados por eixo, com uma média de 800 quilos a mais do que o recomendado para o tipo de veículo. Além disso, 198 carretas foram autuadas pelo chamado PBT, ou Peso Bruto na Tração. Em média, cada veículo carregava 1,1 tonelada a mais de produtos.

 

De uma forma mais clara, se cada um desses caminhões autuados estivesse de acordo com o determinado, uma média de 70 toneladas, a carga excedente seria transportada por mais de 9,4 mil caminhões.

 

Esse é apenas o total de veículos que trafegaria pela BR-277. Outros caminhoneiros usam ainda rotas alternativas, utilizando a BR-163, BR-467, ou ainda a BR-369, mais especificamente na região. No Oeste diversas balanças estão inoperantes há anos. Um dos exemplos é o posto de pesagem implantado pelo DER (Departamento de Estradas e Rodagens) na BR-163, desativado há oito anos.

 

Segundo o DER, após a federalização da 163, em 2010, toda a estrutura passou a pertencer ao Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte), o que desautorizou o Estado a realizar qualquer tipo de serviço ou melhoria no local e que não permite também a reativação da balança. Já o Dnit diz que existe um processo licitatório com a CGPERT (Coordenação Geral de Operações Rodoviárias) para a implantação de duas balanças. Uma delas deve ser implantada na região, junto ao posto da PRF de Quatro Pontes, na BR-163. A outra será instalada na BR-476, entre Lapa e União da Vitória.  O valor do projeto não foi informado.

 

Em relação à balança em Lindoeste, o Dnit disse que a estrutura não se encaixa nos padrões e que existe a previsão de implantar um sistema denominado PAIF (Postos Integrados Automatizados de Fiscalização), que realiza a pesagem de cargas em movimento, sem a necessidade de os veículos pararem sobre as balanças. A ideia é colocar 35 unidades espalhadas pelas rodovias federais, que devem entrar em funcionamento no início do próximo ano.


voltar