Compartilhe
10 de Julho de 2015 – 04h25 horas / Agência Paraná

O Pátio de Caminhões do Porto de Paranaguá registrou, durante o mês de junho, a entrada de 44,7 mil veículos para descarregar soja, farelo ou milho. O número representa um aumento de 107% em relação ao mesmo período de 2010, quando o pátio recebeu 21,5 mil veículos, e de 8,5% em relação o recorde anterior, registrado em maio de 2013 (com 33,7 mil caminhões). No acumulado do ano de 2015, o pátio de triagem do Porto de Paranaguá recebeu mais de 196 mil caminhões para descarga de grãos.

O aumento no movimento de caminhões se deve aos investimentos, de R$ 7,49 milhões, feitos pela Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa), nos últimos anos, em melhorias no pátio de triagem – local que recebe os veículos e onde é feita a amostragem do produto antes do embarque e onde, ainda, os caminhoneiros podem descansar com segurança.

Foram feitas melhorias no acesso, para agilizar entrada e saída dos veículos, e no sistema de classificação dos produtos, o que reduz tempo de permanência dos caminhões no local e permite um rodízio de maior de veículos. Além disso, com essas melhorias, não há transtorno de tráfego de veículos na cidade de Paranaguá, mesmo em perṕiodo de grande movimentação de carga.

“Diferentemente dos pátios de triagem dos Portos de Santos e São Francisco, que são privados e cobram do motorista a estadia, o nosso pátio é público e vamos com qualidade no atendimento ao usuário”, afirma o diretor-presidente da Appa, Luiz Henrique Dividino.

Os investimentos realizados nos últimos anos pela Appa são do Programa de Recuperação e Ampliação da Capacidade do Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá. O local tem capacidade estática para abrigar até mil caminhões simultaneamente, mas, diariamente, passam pelo Pátio cerca de 2,5 mil caminhões, com o objetivo de descarregar grãos no período de safra.

Dividino conta que o Pátio foi construído na década de 1970 e que a última etapa da construção foi concluída em 1980. Desde então, as redes elétricas e hidráulicas eram as mesmas. Nos últimos quatro anos retomamos os investimentos na segurança dos caminhoneiros”, destacou Dividino.

RECONHECIMENTO – Na última sexta-feira (03), o Sindicato das Empresas de Transportes de Cargas no Estado do Paraná (Setcepar) entregou à Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) a “Condecoração de Mérito Rodoviário”.

De acordo com o presidente do Setcepar, Gilberto Antonio Cantú, o setor de transporte de cargas reconhece os avanços obtidos pela atual administração no que se refere a melhoria da logística nos portos paranaenses.

“Estamos muito satisfeitos com a atual gestão da Appa, devido ao conjunto de ações positivas que resultaram, inclusive, no fim das filas no Porto de Paranaguá. São avanços sem precedentes para o setor de transporte que movimenta grande parte da produção do nosso Estado”, declarou Gilberto Cantú.

Os investimentos realizados no Pátio de Triagem integram o Programa de Recuperação e Ampliação da Capacidade do Pátio de Triagem do Porto de Paranaguá, coordenado pela Appa.

Além de melhoria nos acessos e no sistema de classificação dos produtos, foi implantado um novo sistema de iluminação com lâmpadas de LED para aumentar a segurança interna dos seus usuários, obras de prevenção e combate a incêndio e uma nova subestação e rede elétrica para o local.

Além disso, no próximo dia 20 de julho entrarão em funcionamento os controladores de acesso ao pátio, o que irá elevar os níveis de segurança.


voltar