Compartilhe
07 de Julho de 2016 – 05h18 horas / Santa Catarina 24h

A Gerência de Meio Ambiente do Porto de Itajaí, em parceria com a Defesa Civil Estadual, realizou na última semana de junho um curso de capacitação com foco na legislação e fiscalização preventiva e de emergência no transporte de produtos perigosos. Cerca de 70 pessoas da comunidade portuária, de diversas entidades, participaram da capacitação, além de trabalhadores de transportadoras, Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, ANTT, FATMA e IBAMA.

 

O conteúdo programático contou aulas teóricas com foco na legislação pertinente a manipulação de produtos perigosos, além de aulas práticas, ministradas com o objetivo de treinar os participantes em operações de fiscalização preventiva no transporte de produtos perigosos.

 

“Realizamos o curso para capacitar a nossa Guarda Portuária para atuar na fiscalização preventiva e em emergências com produtos perigosos”, afirma a gerente de Meio Ambiente do Porto de Itajaí, Medelin Pitrez dos Santos. A engenheira informa que durante as ações foi possível verificar irregularidades no transporte de produtos perigosos, a exemplo de problemas de documentação e no transporte em si. “Com essas ações é possível verificar a importância de mais pessoas estarem aptas a desenvolver este trabalho, a fim de minimizar irregularidades”, acrescenta a engenheira.

 

A Superintendência do Porto de Itajaí também está criando uma norma de fiscalização de produtos perigosos, normatizando a manipulação e transporte desses produtos.


voltar