Porto de Santos tem queda na movimentação de cargas no começo de abril
Compartilhe
16 de Abril de 2015 – 05h13 horas / CNT

Balanço parcial, realizado pela Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo), aponta redução no movimento de cargas pelo Porto de Santos nos primeiros 12 dias de abril. Mas afirma que os resultados devem ser recuperados até o final do mês.

A maior queda, conforme o levantamento, foi no transporte de contêineres, que caiu 21% no período, se comparado com as duas primeiras semanas de abril de 2014. Os embarques e desembarques de açúcar reduziram 18% e os de soja caíram 17%. O farelo de soja, por sua vez, teve incremento de 18%.

A Companhia informa que há uma margem de erro de até 10% na estimativa e que a redução não deve ser atribuída somente ao incêndio em tanques da empresa Ultracargo. O fogo, que começou no dia 2 de abril, foi controlado somente no dia 10. A empresa está localizada fora do sítio portuário, mas nas proximidades dos terminais. Assim, em razão do acidente e do trabalho dos bombeiros, o principal acesso ao cais ficou bloqueado para caminhões de carga durante uma semana. Além disso, no período, dois terminais tiveram as atracações parcialmente suspensas, um de granel líquido (em que são operados produtos químicos, derivados de petróleo, gás e álcool), o Tegla, e outro de contêineres, da BTP (Brasil Terminal Portuário).

O sistema de agendamento da chegada de cargas também foi afetado. A marcação voltou ao normal no sábado, dia 11. Por isso, durante o fim de semana, o setor de granéis registrou 50% e o de contêineres 10% do atendimento regular.


voltar