Compartilhe
15 de Julho de 2016 – 05h19 horas / Imprensa Porto do Rio Grande

O Porto do Rio Grande realizou na terça-feira, 12, o fechamento da movimentação do complexo portuário. O primeiro semestre de 2016 foi considerado como o melhor da história do porto gaúcho. Foram movimentadas mais de 19 milhões de toneladas nos seis primeiros meses do ano, um crescimento de mais de 8% quando comparado ao mesmo período de 2015.


“Estamos muito satisfeitos com os resultados obtidos, mas não estamos acomodados, pois entendemos as dificuldades do ano corrente e trabalhamos pela atração de novas cargas, melhorias no complexo e uma organização capaz de dar cada vez mais agilidade ao escoamento de produtos”, afirma o diretor-superintendente Janir Branco. Apenas no mês de junho foram movimentadas 4,1 milhões de toneladas acumulando nos seis primeiros meses do ano o total de 19.275.653 toneladas. Em percentuais, o crescimento quando analisado o primeiro semestre do ano passado foi de 8,3%.


O ano de 2016 tem sido marcado pelos destaques da carga geral e dos graneis líquidos. No acumulado do ano, o primeiro aponta crescimento de 37% passando de 3,7 milhões para 5,1 milhões de toneladas. Já os líquidos passam de 1,9 milhões para 2,2 milhões de toneladas. “O principal destaque é a celulose que sozinha já ultrapassa a marca de 1,3 milhões toneladas impulsionado pelo grande investimento realizado no Rio Grande do Sul da empresa Celulose Riograndense que utiliza de forma constante o sistema hidroviário gaúcho para sua movimentação”, afirma o diretor-superintendente.


Embora o Porto do Rio Grande tenha sua vocação nos granéis sólidos, esses tiveram um decréscimo no primeiro semestre de 2016 comparado a 2015 de -1,7%. O percentual negativo tem origem na queda de movimentação de trigo que passou de 1,2 milhões (2015) para 734 mil toneladas em 2016. Os demais setores seguem tendo alta como o arroz (+21%), milho (+26,4%) e cevada (+67,5%). Para os produtos citados são considerados as segmentações granel e carga geral e também os embarques e desembarques.


O complexo soja composto pelo grão, óleo e farelo também apresentou crescimento de 3% quando comparado ao mesmo período de 2015. O complexo soma mais de 7,2 milhões de toneladas movimentadas até junho. “O Porto do Rio Grande trabalha com a maior parte da produção gaúcha e nosso Estado tem no campo uma de suas principais atividades econômicas. Estamos satisfeitos com os números obtidos no semestre, mas sempre trabalhando com a realidade do momento econômico nacional e do cenário internacional já que conectamos os produtos gaúchos com quase que uma centena de rotas comerciais internacionais”, finaliza o diretor-superintendente Janir Branco.   Ainda no complexo portuário os segmentos de veículos tiveram crescimento nos containers de 4,6% totalizando 357.771 TEUS e na quantidade de embarcações que chegaram ao número de 1589, aumento de 10%.


voltar