Porto terá pátio para caminhões em Guarujá
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09 de Março de 2015 – 05h17 horas / A Tribuna

O Porto de Santos contará com mais um estacionamento rotativo de caminhões. O projeto foi definido pelo ministro dos Portos, Edinho Araújo (PMDB), terça-feira(3), durante reunião com a prefeita de Guarujá, Maria Antonieta de Brito (PMDB), em Brasília. Segundo a chefe do Executivo, já está acertada a realização de um estudo para a exploração do pátio, que atenderá os veículos de carga com destino aos terminais da cidade. A unidade terá cerca de 500 vagas.

No encontro, também ficou definido que a elaboração desse estudo será debatida em uma reunião entre representantes da Prefeitura, da Companhia Docas do Estado de São Paulo (Codesp, a Autoridade Portuária) e da Secretaria de Portos (SEP) da Presidência da República nos próximos dias. A data ainda não está determinada.
“Finalmente teremos uma área para caminhões, eliminando os impactos causados por esses veículos na Cidade, principalmente no Distrito de Vicente de Carvalho”, afirmou a prefeita, por telefone, em entrevista a A Tribuna. Maria Antonieta
comemorou o andamento das conversas sobre o assunto, iniciadas ainda na primeira visita do ministro à Baixada Santista, em janeiro último.

A chefe do Executivo propõe que o pátio rotativo seja instalado no terreno ao lado do novo acesso à Margem Esquerda do Porto. A área pertence ao Grupo Fassina e fica às margens da Rodovia Conêgo Domênico Rangoni (SP-55), principal via para chegar a essa região do complexo marítimo.

A ideia inicial, já conversada entre as partes, não é comprar a gleba, mas alugá-la, como ocorreu com o terreno onde o novo acesso rodoviário à Margem Esquerda, recém-inaugurado, foi construído. Hoje, a Companhia Docas paga R$ 70 mil mensais ao Grupo Fassina e à multinacional Dow Química, proprietárias dos lotes nos quais a via foi aberta. Os custos com o estacionamento também ficaria a cargo da Autoridade Portuária.

Atualmente, o Porto de Santos conta com quatro estacionamentos rotativos. Dois deles estão em Cubatão, um terceiro fica em Santos e o último, em Sumaré, nas proximidades de Campinas.

Outros assuntos

A prefeita Maria Antonieta também aproveitou o encontro com o ministro dos Portos, para tratar sobre a implantação de um serviço hidroviário de transporte de cargas no Porto de Santos. A medida favoreceria o desenvolvimento do Centro Industrial e Naval de Guarujá (Cing), onde hoje localizam-se o terminal da Saipem e o estaleiro da Wilson Sons, entre outros.

“Como não é possível entrar com caminhão ali (no Cing), pedimos que seja feito um terminal de transbordo às margens da rodovia, numa área da Codesp”, disse a prefeita. Ela refere-se a um terreno que pode ser utilizado para as operações de carregamento, para barcaças, das cargas que seriam levadas ao Cing e que hoje enfrentam problemas para chegar ali por via terrestre.

Além disso, Maria Antonieta pediu agilidade na renovação de contrato de arrendamento portuário da Santos Brasil, operadora do Terminal de Contêineres (Tecon) do Porto. A empresa já fez o pedido de antecipação dessa renovação, que aguarda a avaliação da SEP.

Segundo a prefeita de Guarujá, a empresa responde por grande parte do total arrecadado de Imposto Sobre Serviço (ISS) na cidade e é um gerador de empregos estratégico. “Ela precisa iniciar a sua modernização e a viabilização de novos investimentos”, destacou.


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