Pós-vendas ganha força em 2016
Compartilhe
03 de Janeiro de 2017 – 03h52 horas / O Carreteiro

O ano de 2016 foi marcado forte queda nas vendas de caminhões zero quilômetros. Para sobreviver a um dos piores momentos econômicos do País, fabricantes investiram forte no pós-venda e melhorar o atendimento e os serviços prestados.

 

Scania: investiu na ampliação do portfólio de serviços para manter a disponibilidade dos veículos de seus clientes. Nesta área, programas de manutenção e reformas de componentes têm ganhado destaque na empresa. Dentre as ações desenvolvidas, os pacotes de peças e serviços para a reforma de motores de veículos mais antigos (Série 3, 4 e PGR) e a ampliação do “Sistema de Troca”, que permite aos clientes economia de até 50% do valor de uma peça nova, mantendo a qualidade e com garantia de um ano.

 

DAF: as ações de pós-venda contemplam a “entrega genuína e o “treinamento de motorista eco drive, com orientações de acordo com cada veículo e a sua severidade de operação. A empresa disponibiliza também contrato de manutenção (DAF Multisuporte) e check list gratuito de aproximadamente 75 itens do veículo.
International: empresa mantém os seus 40 pontos de serviços ao cliente espalhados em todo território nacional, abastecidos com peças de reposição e pessoal treinado e capacitado para realizar as manutenções nos veículos. Além da rede de serviços autorizados, a empresa conta com diversos canais de comunicação, como o 0800 e páginas nas mídias sociais, as quais permitem contato direto com os consumidores e admiradores da marca.

 

Mercedes-Benz: a rede tem intensificado ações de marketing de peças e serviços e relacionamento com os clientes. Além do contrato de manutenção, garantia estendida, venda de peças genuínas e portfólio de produtos remanufaturados (linha Renov) a Mercedes-Benz desenvolveu outras ações, como o MercedesServiceCard, cartão que dá condições especiais na aquisição de combustíveis, peças e serviços e oferece linha de peças de reposição genuínas, remanufaturadas e Alliance. Investiram na nova geração do sistema de telemetria e gerenciamento de frota FleetBoard, na expansão da loja de veículos seminovos, a SelecTrucks, e introdução do Mercedes Dedicated Wokshop.

 

MAN: oferece três opções do contrato de manutenção Volkstotal: o Prev, o Plus e o recém-lançado Powertrain. O primeiro destina-se às manutenções preventivas; o segundo abrange tanto preventivas quanto as corretivas. Já o Volkstotal Powertrain contempla as revisões preventivas e as manutenções corretivas relativas ao trem de força (motor, transmissão, embreagem inclusa e diferencial decorrentes de desgaste natural pelo uso).

 

Volvo: a empresa disponibiliza a manutenção programada é um dos exemplos de serviços que a montadora disponibiliza. Na opção Azul, o cliente conta com mão de obra de revisões, lubrificantes e troca de filtros e diversas verificações. No Prata, manutenção preventiva completa e reparos no trem de força, além de todos os serviços contemplados no programa Azul. Já na opção Ouro, além da manutenção preventiva, e dos reparos no trem de força, o cliente tem cobertura que abrange reparos nos sistemas de freios, suspensão e cabine. Este ano, a empresa lançou a promoção “Peça Volvo e ganhe mais”, na qual o cliente que adquire qualquer peça e serviço na rede de concessionários, até o dia 31 de dezembro, estará concorrendo a 36 automóveis, um Volvo FH e outro VM.

 

Iveco: nos últimos três anos, a Iveco completou a oferta de contratos de manutenção com valor mensal fixo para que o cliente saiba exatamente quanto vai gastar. São quatro planos disponibilizados, o Básico (troca de óleo e filtro do motor), Essencial (revisões preventivas), Essencial Trem de Força (manutenção preventiva mais corretivas no trem de força), Absoluto (cobertura total, preventiva e corretiva). “Entre as vantagens de contratar os planos estão a utilização de peças genuínas, valores fixos e maior valor de revenda”, destacou.

 

Ford: lançou no final do ano passado um programa de serviços que engloba o veículo e motorista ao suporte técnico nos negócios de transporte do cliente. Na ocasião, já era meta da montadora movimentar a área de serviços para compensar o fraco desempenho do mercado de veículos novos. O produto apresentado engloba desde o caminhão e o motorista até suporte técnico nos negócios de transporte. A ideia era apresentar uma nova forma de operação pós-venda objetivando, também, maior fidelização do cliente da marca. Na parte de oficina, a empresa oferece três tipos de planos de manutenção: Class (manutenção preventiva), Plus (preventiva mais peças de desgaste natural) e Prime (preventiva e corretiva).

 

Clique aqui e leia a matéria completa


voltar