Compartilhe
02 de Abril de 2014 – 03h56 horas / Portal D24AM

A partir da próxima segunda-feira, 07, a Prefeitura de Manaus vai restringir a circulação de veículos pesados na avenida Constantino Nery, zona Centro-Sul, e realizar fiscalização rigorosa para impedir que caminhões e carretas trafeguem em horário inapropriado.
 

O Instituto Municipal de Engenharia e Fiscalização do Trânsito (Manaustrans) vai baixar uma portaria, ainda esta semana, oficializando os horários específicos em que cada veículo pesado, de acordo com suas dimensões, poderá transitar e também estará iniciando a sinalização com placas de regulamentação indicando as restrições.
 

A portaria vai estabelecer dois horários para circulação de veículos pesados: o primeiro, de Máxima Restrição, de 6h às 9h e das 16h às 20h, quando só será permitida a circulação de veículos com até 8 toneladas de Peso Bruto Total; e o segundo, de Média Restrição, de 9h às 16h, quando será permitida a circulação de veículos de até 16 toneladas de PBT.
 

A fiscalização do Manaustrans será realizada por agentes de trânsito em motocicletas e posicionados ao longo da via.  Ao flagrarem um veículo fora das normas, o agente vai abordar o condutor para orientar a retirada do caminhão da avenida.
 

Antes de dar início à fiscalização, o Manaustrans vai instalar placas de regulamentação para informar motoristas sobre as novas regras de circulação. O descumprimento à sinalização é considerado infração grave com multa de R$ 127,69 e cinco pontos na carteira de habilitação.
 

Na medida em que forem sendo colocadas as placas de regulamentação, as restrições serão ampliadas para as avenidas Djalma Batista, Darcy Vargas, Efigênio Sales, Rodrigo Octavio, umberto Calderaro, Mario Ipiranga, Brasil e Boulevard Álvaro Maia.


voltar