Presidente do SETCESP, Tayguara Helou, fala sobre a aplicação das penalidades de trânsito durante o CONET&Intersindical 2016
Compartilhe
04 de Agosto de 2016 – 04h15 horas / SETCESP

O presidente do SETCESP, Tayguara Helou, discursou durante a abertura da Intersindical, nesta quinta-feira (04) em Bento Gonçalves/RS, sobre a aplicação das penalidades de trânsito.

 

Na avaliação da entidade, as multas aplicadas aos motoristas de veículos de pessoa jurídica, que independam da sua vontade, não deveriam ter contagem de pontos, mas somente o pagamento do valor da penalidade. O motivo da proposta, amparada em um projeto de lei, seria o de evitar a punição dos motoristas por motivos pelo qual ele não teve culpa. As demais penalidades onde a responsabilidade é restrita ao condutor como – dirigir na contramão, excesso de velocidade, dirigir embriagado, não respeitar a faixa de pedestre, entre outras – não se aplicariam a regra.

 

“O SETCESP propõe o fim da multa NIC (multa por não identificação do motorista infrator) e o fim da pontuação na CNH das multas aplicadas que não sejam relacionadas com a segurança do trânsito quando o veículo pertencer a empresas. As transportadoras e os motoristas profissionais não podem continuar sendo penalizados desta forma”, diz Tayguara.

 

O presidente da NTC&Logística, José Hélio Fernandes, propôs que o projeto de lei da multa NIC seja encabeçado pela NTC nacionalmente e não somente em São Paulo.

 

“Este projeto será o início do fim da indústria da multa”, conclui o vice-presidente da NTC&Logística, Urubatan Helou.

 

A CONET&Intersindical de 2016 acontece de 03 a 05 de agosto em Bento Gonçalves no Rio Grande do Sul.


voltar